Share timeline on your social networks
Choose the network

Quer conhecer a modelagem digital do Museu Republicano “Convenção de Itu”? Convidamos você para percorrer o processo de produção da modelagem do edifício. Vídeo produzido por Marcela Noronha.
Em razão do centenário de fundação do Museu Republicano “Convenção de Itu” (MRCI), em 2023, foi desenvolvido o projeto “Protocolo integrado para documentação HBIM (Heritage Building Information Modeling) e um Gêmeo Digital para gestão, conservação e divulgação do edifício do Museu Republicano ”, iniciado em outubro de 2021 no âmbito dos Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (PIPAE) da Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (PRP-USP).
O projeto concentrou-se na criação e produção de nova documentação digital por meio do uso de ferramentas digitais e computacionais, com o objetivo de desenvolver um protocolo integrado inovador para levantamento, documentação, gestão e divulgação digital do patrimônio arquitetônico e cultural.
A equipe do projeto PIPAE é constituída pelo Museu Republicano de Itu, Museu Paulista, Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Escola Politécnica da USP, e colaboradores parceiros estrangeiros da Università degli Studi di Firenze (Itália) e University of Bath (Inglaterra).
As informações apresentadas aqui abrangem os trabalhos de investigação e cotejamento da documentação, informações, imagens e dados referentes ao MRCI que, dentro do escopo do PIPAE, deu origem a uma linha do tempo digital do edifício, buscando compreendê-lo segundo perspectivas arquitetônicas, urbanísticas, administrativas, de legislação e proteção do patrimônio arquitetônico, entre outras. São sete eixos narrativos apresentados na forma de linhas do tempo que se conectam.
Essas linhas iluminam aspectos da trajetória histórica da edificação; gestão institucional; intervenções arquitetônicas; legislação de proteção e tombamento; núcleo urbano e perímetro de entorno; modelo; jardim.
Os critérios adotados para a seleção dos conteúdos desenvolvidos privilegiaram a compreensão ideal da edificação como organismo arquitetônico, por meio de um percurso investigativo de análise e gerenciamento de diversos documentos, informações e dados, em que foram incorporadas metodologias e assimilações de processos de levantamento documental acerca de um edifício histórico.
As linhas do tempo contam com recursos audiovisuais que possibilitam o entendimento das relações entre eventos do passado e do presente, conectando a importância histórica da edificação, as transformações do edifício e de seu programa, seus gestores, a identificação e reconhecimento como patrimônio e mudanças da paisagem da cidade. Pensando na acessibilidade de forma ampliada, os assuntos apresentados contam com soluções que facilitam sua compreensão por diversos públicos, como tipografia adequada, cores de alto contraste, audiodescrição de imagens, narração, entre outras.
Ao ampliar o acesso a essa história e informações, procuramos valorizar o patrimônio e contribuir para diversificar a experiência dos visitantes, que podem conhecer mais sobre o Museu ao longo do tempo.
Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (PIPAE) da Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (PRP-USP).
Ficha Técnica
Coordenação geral
Rosaria Ono
Maria Aparecida Menezes Borrego
Produção
Equipe Timelinefy
Andressa Couto Nora
Coordenação de pesquisa
Maisa Fonseca de Almeida
Elaboração de textos
Maisa Fonseca de Almeida, Anicleide Zequini, Gustavo Vanini, Andressa Couto
Projeto gráfico
Wherlom Almeida
Gustavo Vanini
Imagens
Acervo Museu Paulista
Acervo Museu Republicano Convenção de Itu
Marcela Noronha
Maisa Fonseca de Almeida
Fabiano Corrêa
Estúdio Sarasá
Vídeo
Marcela Noronha
Revisão de Conteúdos
Andressa Couto Nora
José Renato Galvão
Maisa Fonseca de Almeida
Maria Aparecida Menezes Borrego
