Perspectivas educativas
Estratégias político-artísticas-educativas a partir das obras expostas em diálogo com os eixos curatoriais.
Esta proposta convida os educadores a elaborarem uma prática educativa que ative temas e problemas abordados em obras da exposição Reviravolta. O objetivo é investigar coletivamente formas de abordar o público e convidá-lo a interagir com a narrativa dos dois eixos curatoriais.
Participam dessa estratégia:
Bárbara Thomaz
Pensar estratégia de reposicionamento dos sujeitos – visitantes – frente àquilo que se vê nos trabalhos. Uso do corpo; pode se dar através da altura do olhar (como se olha, quando se olha e que olhar é devolvido): filme do oceano e Tocaia: descentramento do homem como medida. Desafiar o visitante a falar sobre o trabalho sem interpretá-lo como método pedagógico de deslocamento da linguagem.
Raoní Iarin
Pensar nas complexidades em torno dos enfrentamentos entre obra e educadores/público.
Trabalhar com o contraste, com as interações entre ambas, pois do mesmo modo, são orientadas por esquemas institucionais e mediadas pelas bases de um contexto social e cultural de quem experimenta. Assim, desenvolver a construção de um processo dialógico, que entrelaça corpo e território a partir das experiências que nos conduzem dentro e fora do espaço expositivo, fortalecendo a autonomia de todas envolvidas.
Entre o educativo:
Alimentar os programas elaborados ao decorrer das nossas experiências com as exposições e também com as visitas, seja escolar ou não. Fotografar, filmar ou escrever experiências a partir das visitas.
Com a escola, universidades e públicos espontâneos:
Durante a visita, podemos propor que de forma individual, em grupo ou em coletivo, as alunas e professoras escolham um ou mais trabalhos na qual mais se identificaram para apresentarem reflexões e relações através da obra, relacionando com as percepções sobre corpo e/ou território. Podendo ser através da fala ou da escrita.
Sendo assim, podemos disponibilizar papel e canetas, lápis ou giz ou todas as opções para que também sejam criados materiais que evidenciam as ideias e questionamentos.
0 comments
Sign in or create a free account