Morre Solano Lopes
Descrição
Francisco Solano López Carrillo (Assunção, 24 de julho de 1827 — Cerro Corá, 1 de março de 1870) foi o segundo presidente constitucional da República do Paraguai, exercendo o cargo desde 1862 até a data de sua morte. Foi comandante das Forças Armadas e chefe supremo do seu país durante a Guerra do Paraguai. É um personagem extremamente controvertido, sendo considerado herói nacional do Paraguai, enquanto no Brasil é considerado um ditador sanguinário que levou seu país à ruína.
Post mortem
Depois de morto, um oficial brasileiro lançou-se sobre ele, cortando-lhe uma orelha, outro cortou-lhe um dedo, ainda outro arrebentou-lhe a boca com a coronha do fuzil para colher-lhe os dentes. O cadáver de Francisco Solano López foi enterrado, junto ao de seu filho Panchito, pelas mãos de Madame Lynch que, ajudada pela filha menor, cavou com uma lança a sua sepultura. Seus despojos estão guardados no Panteão aos Heróis, em Assunção.
As informações post mortem são discutíveis por não terem apoio documental, mas tão somente panfletário, com compromissos ideológicos radicais, não permitindo uma equlibrada e imparcial visão histórica e a ponderada apreciação dos fatos ocorridos. A guerra contra Lopez é o evento sul-americano com a maior bibliografia, inclusive fora das Américas.
0 comments
Sign in or create a free account