Bienal de São Paulo (São Paulo)
A Bienal de São Paulo está entre os três principais eventos de arte do circuito internacional, juntamente com a Bienal de Veneza e a Documenta de Kassel.
A exposição ocorre na cidade de São Paulo a cada dois anos desde 1951. Ao longo dos últimos anos já foram realizadas 32 Bienais, que contaram com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes, reunindo cerca de 500 mil pessoas a cada edição. Atualmente o evento é considerado a maior exposição realizada no hemisfério sul, sempre pautando questões inovadoras e relacionadas com o cenário contemporâneo.
A primeira edição do evento foi realizada na esplanada do Trianon, local hoje ocupado pelo Masp.
A estrutura na época foi projetada pelos arquitetos Luís Saia (1911-1975) e Eduardo Kneese de Mello (1906-1994) e contou com 1,8 mil obras de 23 países diferentes, além, é claro, das produções nacionais. O esforço para a realização desse evento histórico se deu através do empresário e mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho (1892-1977) e de sua esposa Yolanda Penteado (1903-1983).
A segunda edição da Bienal, realizada em 1953, também foi sucesso, tendo sido marcada pela obra Guernica, de Pablo Picasso (1881-1973), até então inédita em solo brasileiro. O sucesso da edição foi tanto que ficou conhecida como “Bienal da Guernica”.
Essa edição recebeu quase o dobro de obras, comparada a 1ª edição e foi realizada no Parque Ibirapuera nos pavilhões Palácio dos Estados (atual Pavilhão das Culturas Brasileiras) e o Palácio das Nações (atual Museu Afro Brasil), espaços concebidos pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo.
A próxima edição da Bienal está prevista para ser realizada em 2021
0 comments
Sign in or create a free account