Louvre (Paris)
Construído no séc. XII, o Palácio do Louvre é uma fortaleza erguida por iniciativa de Filipe II, que reinou na França de 1180 a 1223, ano da sua morte. A construção foi encomendada para proteger a cidade de ataques do Ocidente. Desde o ano de 1793 o Palácio abriga o primeiro e mais importante museu do mundo, o Louvre.
Ao longo dos séculos que sucederam à construção da fortaleza, foram realizadas muitas transformações no Palácio. Durante o séc. XIV, por exemplo, Carlos V transformou a obra militar em uma residência. No ano de 1546 Francis I iniciou uma reforma que baseou-se no estilo renascentista francês. Porém, quando Luís XIV escolhe Versalhes como sua residência, em 1682, as obras no Louvre foram interrompidas. Nesse período o Louvre passou a abrigar artistas que eram patrocinados pela realeza, como por exemplo a família Boulle, que durante quatro gerações de artesãos e artistas receberam patrocínio real e permaneceram residindo no Louvre.
Hoje, o Louvre é um complexo organizado em alas e pode ser dividido em Antigo e Novo Louvre, com alas, galerias e pátios, que se estendem dos jardins das Tulherias, passando pela Praça da Concórdia, Arco do Triunfo até o Arco da Defesa.
Na história mais recente do Louvre, um dos nomes famosos é o de Ieoh Ming Pei, um arquiteto americano de origem chinesa nascido em 1917. Foi ele o grande responsável pela criação do projeto do Grande Louvre, modernizando e aumentando todas as áreas de exposições das alas Sully, Denon e Richelieu que um dia foram Ministérios das Finanças e Economia.
Reformas de diversas galerias e pátios internos também fizeram parte do trabalho desenvolvido por Ming Pei, que projetou a Grande Pirâmide e a Pirâmide invertida do Carrossel do Louvre. As transformações de Ming para o Louvre também resultaram em diversos ambientes para melhor atender os milhares de visitantes, tais como: uma nova infraestrutura subterrânea, áreas de restaurantes, lojas, cafés, lanchonetes, estacionamento para carros e ônibus de turismo, palco para desfiles de moda, salas de aula, acesso subterrâneo no metrô e novas portas de acessos ao Louvre.
Clicando aqui, você pode explorar um pouco mais sobre a história do Louvre. Outra opção, para quem quer saber mais ainda sobre o museu, são os Tour Virtuais disponibilizados pelo próprio Louvre e que podem ser realizados de onde você estiver, ou seja, de qualquer lugar do mundo. Aproveite o Louvre em casa, através poucos cliques, viva essa experiência clicando aqui.
0 comments
Sign in or create a free account