Conquista de Ormuz
RTP:
A cidade de Ormuz controlava importantes rotas comerciais. Portugal estabelece primeiro relações diplomáticas com rei local, mas mais tarde Afonso de Albuquerque toma a cidade. Na ilha de Ormuz será construída uma fortaleza portuguesa que permitirá o controlo do Golfo Pérsico, e com ele de parte importante do comércio entre o oriente e a Europa.
Informações adicionais:
A guerra luso-persa aconteceu entre 1507 e 1622 e envolveu o Império Português e seu vassalo, o Reino de Ormuz, de um lado, e o Império Safávida com a ajuda do Reino da Inglaterra, do outro. Nesse momento, Portugal estabeleceu seu controle durante cerca de 80 anos em Ormuz e Barém, capturando algumas outras ilhas e portos, como Queixome e Cambarão por alguns anos. O conflito chegou ao fim quando o xá safávida, Abas I, conquistou os territórios portugueses forçando-os a abandonar o Golfo Pérsico.
Em setembro de 1507, o português Afonso de Albuquerque desembarcou na Ormuz. Portugal ocupou Ormuz de 1515 a 1622. Como um vassalo do Estado Português, o Reino de Ormuz participou conjuntamente na invasão do Barém 1521 que acabou com o regime dos jabrididas do arquipélago do Golfo Pérsico.
Após os portugueses fazem várias tentativas frustradas de assumir o controle de Baçorá, o governante safávida Abas I conquistou Ormuz com a ajuda dos ingleses, e expulsou os portugueses do restante do Golfo Pérsico, com exceção de Mascate. Os portugueses voltara ao Golfo Pérsico, no ano seguinte como aliados de Afrassíabe, o paxá de Baçorá, contra os persas.
A captura de Ormuz pelos portugueses
A captura de Ormuz foi o resultado de um plano do rei de Portugal, D. Manuel I, que em 1505 tinha resolvido frustrar o comércio muçulmano no oceano Índico através da captura de Adém, para bloquear o comércio através de Alexandria; Ormuz, para bloquear o comércio através de Beirute; e Malaca para controlar o comércio com a China. A frota sob Tristão da Cunha foi enviada para capturar o forte muçulmano em Socotorá, a fim de controlar a entrada do Mar Vermelho; isso foi realizado em 1507. A principal parte da frota, em seguida, partiu para a Índia, com alguns navios restantes sob Afonso de Albuquerque.
Afonso de Albuquerque desobedeceu ordens e partiu para capturar a ilha de Ormuz. Ele obteve a apresentação do rei local ao rei de Portugal, bem como a autorização para construir um forte utilizando mão de obra local. Ele começou a construir um forte em 27 de outubro de 1507, e inicialmente planejou homens para uma guarnição, mas não poderia cumprir por causa da resistência local e a deserção para a Índia de vários de seus capitães portugueses.
0 comments
Sign in or create a free account