Histórias da Infância - MASP
A exposição “Histórias da infância” aconteceu em 2016 no Museu de Arte de São Paulo, com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico, Fernando Oliva, curador, e Lilia Schwarcz, curadora-adjunta de histórias do MASP.
Apresentada em uma estrutura visualmente formal, em painéis brancos horizontais que dividem espaços e salas, o projeto expográfico concedeu uma pequena gentileza ao seu público-alvo, as crianças: todas as obras foram dispostas cerca de 30 cm mais baixas que o habitual.
Os trabalhos foram agrupados de forma a criar núcleos temáticos: obras mais antigas do acervo receberam a companhia de trabalhos contemporâneos, refletindo sobre assuntos como maternidade, educação, o lúdico, e a morte. É possível observar nesses encontros entre o passado e o presente como cada artista percebe o universo infantil e suas particulares, como é o caso do grupo em que estão presentes "O Escolar" (óleo sobre tela, 1888) de Van Gogh, junto a um trabalho da artista Rochelle Costi e do fotógrafo Otto Stupakoff, ambos apresentando imagens de ambientes escolares. Em outra situação interessante, o conhecido quadro “Rosa e Azul” (óleo sobre tela, 1881) de Renoir aparece ao lado da fotografia “Brasília Teimosa” (Impressão fotográfica sob plexiglass, 2005-2007) de Bárbara Wagner.
“Histórias da Infância” teve como desdobramento uma atividade com o educativo, que registrou áudios de diversas crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima e do Colégio São Domingos, ambos de São Paulo, criando um audioguia. A exposição também apresentou desenhos realizados por crianças, pertencentes ao acervo, das décadas de 1970, 2000 e 2016.
Veja a apresentação de um dos curadores da exposição, Fernando Oliva:
0 comments
Sign in or create a free account