Hitchcock - Bastidores do Suspense
A exposição Hitchcock – Bastidores do suspense foi concebida e desenvolvida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), em 2018, com curadoria de André Sturm, cineasta e ex-diretor do museu, e projeto expográfico desenvolvido pelo Atelier Marko Brajovic.
A mostra apresentou ao público a filmografia do diretor Alfred Hitchcock, também conhecido como o “Mestre do Suspense”, destacando os diversos aspectos e elementos de suas obras audiovisuais. A exposição buscou traçar um panorama da vida e da obra do diretor através de uma expografia imersiva e interativa, cujo conceito principal era levar o visitante aos bastidores de um set de filmagem.
Para criar essa atmosfera dos bastidores, o projeto expográfico partiu das tapadeiras cenográficas amplamente utilizadas em cenários construídos em estúdio. Dessa forma, todas as paredes construídas tinham o aspecto visual do verso das tapadeiras,e nelas abrigaram-se diversos itens da exposição: fotos, manuscritos, storyboards, croquis de figurinos, cartazes e materiais de divulgação dos filmes, kits de imprensa e lobby cards (fotos de porta de cinema ou cartazetes), matérias de jornais e revistas, etc.
No fluxo da exposição, essas paredes formavam salas com experiências temáticas, relacionadas aos filmes selecionados. Nessas salas eram apresentados, como instalações interativas, trechos dos filmes e os truques de filmagem mais famosos do cineasta. A sala principal exibia uma réplica em tamanho real da casa de Norman Bates, cenário do filme Psicose. Seu interior possuía a réplica do quarto/banheiro da famosa cena do crime do Bates Motel e nesse espaço acontecia um jogo onde, através de pistas, os participantes deveriam descobrir como escapar do ambiente em um período curto de tempo (Escape Room).
Veja um vídeo da exposição:
0 comments
Sign in or create a free account