Teófilo Braga
RTP:
Teófilo Braga (1843 - 1924) assume a presidência da República em 1915. Escritor e Poeta é autor de mais de 300 obras em áreas ligadas à história, à filosofia da história, ao teatro e à poesia.
Docente universitário deixou uma obra vasta, com mais de 300 títulos, em áreas como história, teatro e poesia.
Com Antero de Quental é participante ativo nas contestações estudantis de Coimbra e uma das principais figuras da chamada “escola coimbrã”.
É também membro destacado da fação republicana federalista.
Após a implantação da república preside ao primeiro governo provisório que consolida o novo regime e consegue o reconhecimento por parte das potências estrangeiras.
Tem uma passagem curta pela presidência da república, em 1915, onde intervem muito pouco nas decisões do Congresso.
Em consequência da morte da mulher e de todos os filhos, retira-se para uma vida solitária, após o fim da presidência.
Temas: História, História e Geografia de Portugal
Ficha Técnica
Título: “Os Presidentes” (Ep. 1)
Tipo: Extrato de Documentário
Autoria: Alexandrina Pereira / Rui Pinto de Almeida
Produção: Braveant para a RTP
Ano: 2011
Informações adicionais:
Joaquim Teófilo Fernandes Braga (Ponta Delgada, 24 de Fevereiro de 1843 — Lisboa, 28 de Janeiro de 1924), que assinava Theophilo Braga, foi um poeta, sociólogo, político, filósofo e ensaísta literário português. Estreia-se na literatura em 1859 com Folhas Verdes. Bacharel, Licenciado e Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, fixa-se em Lisboa em 1872, onde lecciona literatura no Curso Superior de Letras (actual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Da sua carreira literária contam-se obras de história literária, etnografia (com especial destaque para as suas recolhas de contos e canções tradicionais), poesia, ficção e filosofia, tendo sido ele o introdutor do Positivismo em Portugal. Depois de ter presidido ao Governo Provisório da República Portuguesa, a sua carreira política terminou após exercer fugazmente o cargo de Presidente da República, em substituição de Manuel de Arriaga, entre 29 de Maio e 5 de Outubro de 1915.
0 comments
Sign in or create a free account