Museu Reina Sofia (Madrid)
O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía é um dos mais importantes museus de arte da Espanha. Inaugurado em 10 de Setembro de 1992, faz uma homenagem à Rainha Sofia, rainha consorte de Espanha (1975-2014)
O Reina Sofia compreende diversos espaços expositivos: O Palácio de Velázquez e o Palácio de Cristal (Jardim do Retiro); o edifício Nouvel e o edifício Sabatini. A instituição atua de forma próxima das comunidades do entorno do bairro de Lavapiés, onde a sede está localizada, desenvolvendo para além de exposições, pesquisas e programação; uma série de ações de formação e pesquisa na intersecção entre arte e sociedade contemporânea, economia e política.
O Edifício Sabatini é constituído por um antigo hospital setecentista, que foi inicialmente projetado por José Hermosilla e posteriormente reformado pelo arquiteto Francesco Sabatini. Este museu forma parte do conhecido "Triângulo de Ouro da Arte de Madrid" que inclui o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza, localizando-se no denominado vértice sul da cidade.
Em 2001, o museu iniciou a sua última remodelação e grande amplificação, conduzida pelo francês Jean Nouvel, inaugurando em 2005 o Edifício Nouvel, que apresenta a coleção de Arte Contemporânea, exposições e atividades em seu auditório.
.
0 comments
Sign in or create a free account