Centre Pompidou (Paris)
Com uma arquitetura inovadora, o Centre Georges Pompidou, é um complexo cultural francês, situado em Paris e desenhado pelos arquitetos italianos Renzo Piano e Gianfranco Franchini, e pelos britânicos Richard Rogers e Su Rogers. O Centre Pompidou foi encomendado por Georges Pompidou, Presidente da França de 1969 até 1974. A construção do complexo foi iniciada em 1971, tendo sido inaugurado em 1977. Fica localizado próximo a Les Halles, um shopping subterrâneo ligado ao metrô, e a uma rua comercial, com lojas que incluem algumas das marcas mais elegantes do mundo.
O museu é composto pelo Musée National d'Art Moderne, com a Biblioteca Pública de Informação e com o Instituto de Pesquisa e Coordenação de Música e Acústica - IRCAM, entre outros recursos culturais, como o Atelier Brâncuși, que abriga esculturas do artista romeno Constantin Brâncuși. A Biblioteca Pública oferece uma vasta coleção de livros, acesso gratuito à internet, além de jornais e revistas de diferentes cantos do mundo e televisões com canais internacionais.
É considerado um dos lugares mais antigos em Paris e conta com uma arquitetura arrojada. Por ter nascido em um período considerado de crise para a arquitetura moderna, o Centre Pompidou é citado por alguns estudiosos como um marco do início da pós-modernidade nas artes. O desenvolvimento da instituição contribuiu para a criação de um espaço público, uma praça localizada em frente ao Centro, onde algumas atividades também acontecem.
Além de todos esses aspectos, o Centre Pompidou também reflete uma tendência dos anos 1970, com arquitetura de caráter high-tech inspirada na arquitetura industrial e nas tecnologias inovadoras. Com utilização de elementos tecnológicos como objetos estéticos. O que pode ser observado no Centre através dos dutos de ar condicionado e outras instalações, das escadas rolantes externas e do sistema estrutural em aço.
0 comments
Sign in or create a free account