Gabinete de Milton
Direto do séc. XVI para o séc. XXI, mais especificamente para Minas Gerais no ano de 2018. Esse salto no tempo é para apresentar o Gabinete de Milton Ferreira, que através de uma exposição com diferentes e curiosos objetos expostos lado a lado, construiu uma atmosfera que se assemelha aos Wunderkammern do séc. XVI.
O Gabinete de Milton se manifesta através da exposição Coleções de Passagem (2018) da artista brasileira Fernanda Coimbra. O trabalho desenvolvido pela artista foi realizada em torno da casa do colecionador Milton Ferreira, localizada no interior da cidade Arcos, Minas Gerais.
A coleção de Ferreira ocupa o interior e o exterior da casa e conta com os mais variados objetos, como utensílios domésticos, fotografias, santinhos religiosos, cartazes, calendários, que ao despertarem o interesse do colecionador, foram incorporados à coleção, ganhando uma nova função, um novo significado. A coleção está sempre em mutação, consoante a aquisição e restauro de novos objetos.
Toda a estrutura e composição da exposição faz com que ela se assemelhe aos Gabinetes de Curiosidade do séc. XVI. Explore o vídeo a seguir e conheça o Gabinete de Curiosidades de Milton Ferreira.
Apesar do Wunderkammern de Milton ter sido desenvolvido e apresentado em 2018, o projeto não foi o primeiro a reproduzir uma atmosfera que se assemelhou aos Wunderkammern do séc. XVI. No ano de 2010 em Berlim, esteve em exibição permanente até 2020 o Wunderkammer Olbricht, que apresentava uma seleção de objetos únicos e curiosos e reconstruía através de 300 peças dos períodos Renascentista e Barroco a atmosfera dos Gabinetes de Curiosidades do séc. XVI.
0 comments
Sign in or create a free account