Museu da Vale (Vila Velha)
Construído em 1927, o Museu da Vale foi erguido para ser a Estação da estrada de ferro Vitória a Minas. A Estação é inaugurada como Estação São Carlos, mas em 1935 adota o nome de Estação Pedro Nolasco, uma homenagem ao engenheiro responsável pela construção da Estrada de Ferro.
Localizado na cidade de Vila Velha, nas margens da baía de Vitória, a obra conta com três pavimentos e arquitetura eclética, uma mistura de estilos arquitetônicos que cria uma nova linguagem arquitetônica, referência aos estilos surgidos durante o séc. XIX.
A construção seria inaugurada como museu em 1998, após passar por dois anos de restauração. Ainda em 1986 foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. Atualmente o Museu Vale é um espaço que abriga a Memória da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Em exposição permanente no edifício sede estão cerca de 24 mil itens que fizeram parte da história da Ferrovia, a exposição que também conta com vídeos, fotos que levam o visitante para uma verdadeira viagem no tempo.
Há também um acervo de arte contemporânea, com livros, catálogos, revistas e folders, disponíveis para consulta de estudantes, pesquisadores e público geral.
Além do edifício sede, há um armazém de cargas, que no ano 2000 foi adaptado para receber exposições de arte. A estrutura do galpão conserva suas características originais, com telhado colonial, paredes de alvenaria e partes com concreto, pedras e piso de cimento, prova de como os locais de arte nos dias de hoje podem surgir da ressignificação de espaços inicialmente construídos para outros fins.
O galpão se divide em três espaços, uma pequena sala e dois amplos ambientes num vão livre para exposições.
O Museu também criado programas educativos, que ao longo dos anos já beneficiou mais de 500 mil jovens capixabas, por meio de ações educativas patrimoniais e workshops, realizado por arte-educadores alienados. Há também o Programa Aprendiz, projeto que habilita jovens de comunidades carentes e em situação de risco social para atuarem nas atividades relacionadas à montagem de mostras de arte contemporânea.
Em função da pandemia da Covid-19 a instituição segue fechada, mas tem realizadas ações on-line. Em novembro de 2020, o Museu Vale promoveu virtualmente a exposição Coletividade Negra , com obras da artista e fotógrafa Márvila Araújo, e do artista visual, Luciano Feijão. Os trabalhos trabalhos artistas abordam a temática da africanidade, diáspora, ancestralidade, lutas, religiosidade e a força e beleza da população negra. A exposição está disponível até fevereiro de 2021, mas a instituição segue com um tour virtual, acesse, clicando aqui.
0 comments
Sign in or create a free account