Lançado o primeiro filme com sons
Um filme sonoro é um filme com som sincronizado ou som tecnologicamente acoplado à imagem, em oposição a um filme mudo. A primeira exibição pública conhecida de filmes sonoros projetados ocorreu em Paris em 1900, mas décadas se passaram antes que os filmes sonoros se tornassem comercialmente práticos. Sincronização confiável era difícil de ser obtida com os primeiros sistemas de som no disco, e a qualidade de amplificação e gravação também era inadequada. Inovações em som no filme levaram à primeira exibição comercial de curtas usando a tecnologia, que ocorreu em 1923.
As etapas primárias na comercialização do cinema sonoro foram tomadas em meados da década de 1920. No início, os filmes sonoros que incluíam o diálogo sincronizado, conhecido como "imagens faladas" ou "talkies", eram exclusivamente curtas. Os primeiros filmes de longa metragem com som gravado incluíam apenas música e efeitos. O primeiro longa-metragem originalmente apresentado como um talkie foi The Jazz Singer, lançado em outubro de 1927. Um grande sucesso, foi feito com a Vitaphone, que na época era a marca líder de tecnologia de som no disco. O som no filme, no entanto, logo se tornaria o padrão para as imagens faladas.
No início dos anos 1930, os talkies eram um fenômeno global. Nos Estados Unidos, ajudaram a garantir a posição de Hollywood como um dos centros de influência cultural / comercial mais poderosos do mundo (ver Cinema dos Estados Unidos). Na Europa (e, em menor grau, em outros lugares), o novo desenvolvimento foi tratado com desconfiança por muitos cineastas e críticos, que temiam que o foco no diálogo subvertesse as virtudes estéticas únicas do cinema sem som. No Japão, onde a popular tradição cinematográfica integrou o cinema mudo e a performance vocal ao vivo, as imagens faladas demoraram a criar raízes. Por outro lado, na Índia, o som foi o elemento transformador que levou à rápida expansão da indústria cinematográfica do país.
0 comments
Sign in or create a free account