Hitler se torna líder do Reich alemão
Após o incêndio do Reichstag, os nazistas começaram a suspender as liberdades civis e a eliminar a oposição política. Os comunistas foram excluídos do Reichstag. Nas eleições de março de 1933, novamente nenhum partido assegurou a maioria. Hitler exigiu o voto do Partido do Centro e Conservadores no Reichstag para obter os poderes que ele desejava. Ele pediu aos membros do Reichstag que votassem no Enabling Act em 24 de março de 1933. Hitler recebeu poderes plenos "temporariamente" pela aprovação da lei. A lei deu-lhe a liberdade de agir sem o consentimento parlamentar e mesmo sem limitações constitucionais.
Empregando sua mistura característica de negociação e intimidação, Hitler ofereceu a possibilidade de cooperação amistosa, prometendo não ameaçar o Reichstag, o Presidente, os Estados ou as Igrejas se recebessem os poderes de emergência. Com os paramilitares nazistas cercando o prédio, ele disse: "É para vocês, senhores do Reichstag, decidir entre guerra e paz". O Partido do Centro, tendo obtido promessas de não-interferência na religião, juntou-se aos conservadores na votação da Lei (somente os Sociais Democratas votaram contra).
A lei permitiu que Hitler e seu gabinete governassem por decreto de emergência por quatro anos, embora Hindenburg permanecesse presidente. Hitler imediatamente começou a abolir os poderes dos estados e a existência de partidos e organizações políticas não-nazistas. Os partidos não-nazistas foram formalmente banidos em 14 de julho de 1933, e o Reichstag abdicou de suas responsabilidades democráticas. Hindenburg permaneceu como comandante supremo das forças armadas e manteve o poder de negociar tratados estrangeiros.
A Lei não violou os poderes do Presidente, e Hitler não alcançaria plenamente o poder ditatorial até a morte de Hindenburg em agosto de 1934. Jornalistas e diplomatas se perguntavam se Hitler poderia se nomear presidente, que poderia sucedê-lo como chanceler, e o que o exército faria. Hitler combinou as duas posições, de modo que todo o poder governamental estava em suas mãos. Todos os soldados fizeram o Juramento de Hitler no dia da morte de Hindenburg, jurando "obediência incondicional" a Hitler.
0 comments
Sign in or create a free account