Obras no primeiro semestre
No primeiro semestre, uma das atividades realizadas foi a proteção dos pisos, móveis e obras de arte para que não sofressem nenhum dano ao longo das obras. Para a equipe de restauro, coube a embalagem de pinturas de grande formato para que permanecessem no edifício, pois não podiam ser retiradas da sala por conta de suas dimensões.
Vale lembrar que é nesse momento que o quadro Independência ou morte tem seu processo de restauro finalizado. Além disso, algumas das portas também foram retiradas para serem restauradas no ateliê de restauro.
Outra intervenção importante nesse momento foi a retirada das pedras da escadaria principal para recadastramento topográfico. Para isso, as pedras foram removidas uma a uma, depois foram alinhadas e guardadas para instalação posterior.
A retirada do asfalto para sua substituição por piso de mosaico português também ocorreu nesse período, com o objetivo de utilizar um material mais sustentável que permitisse uma maior porosidade do solo.
Outro desafio foi encontrado durante a restauração da fachada, já que seu entorno passava por processo de escavação. Assim, foi criado um projeto de andaimes para facilitar o deslocamento dos trabalhadores.
Passado esse momento, começou o tratamento preliminar de limpeza para mapeamento de áreas e identificação de zonas que precisavam de novo reboco e de elementos com ornamentação aplicada que necessitavam de restauro.
As esquadrias de madeira de grande formato que encobriam o prédio também foram restauradas.
0 comments
Sign in or create a free account