Junho
Com 26 metros de largura, uma extensa janela irá dar aos visitantes do Novo Museu do Ipiranga a sensação de estar dentro do parque. Localizada no eixo das fontes, entre as duas novas portas de acesso ao Museu, ela deve conectar o espaço de recepção de público à área do Jardim Francês.
Tal abertura será feita no muro de contenção do desnível que havia entre o jardim e a esplanada, onde está sendo construída a ampliação do Museu.
Para garantir a sustentação desse vão, foi necessária a instalação de uma viga com cerca de 30 metros de comprimento, de formato triangular, que comporta caixões perdidos (vazios) executados com formas metálicas.
Após a desafiadora concretagem, a viga teve que aguardar a cura do concreto para ser desenformada. Na sequência, será concretada a laje do trecho central da esplanada que se apoia sobre essa viga.
O revestimento em granito existente na parede será consolidado à viga por meio da fixação de pinos de aço que transpassarão o trecho remanescente do muro. Só depois deste delicado processo será possível abrir o vão da janela, garantindo a integridade da amurada. Por fim, devido à dilatação natural da viga, foi projetada uma esquadria especial para a janela, que acomodará qualquer eventual deformação.
0 comments
Sign in or create a free account