Obras de Prospecção Arqueológica no Edifício-monumento
Durante as escavações na área externa do Museu, uma série de objetos foi encontrada pela equipe de arqueologia. Ossos, fragmentos de porcelana e objetos de uso pessoal estavam entre os achados.
Devido à sua disposição, alguns objetos sugerem que o local foi utilizado para rituais religiosos de matriz africana.
Diante dessas descobertas, o Museu contratou a Scientia Consultoria Científica e, com isso, as peças puderam ser colhidas, analisadas e divulgadas ao público por meio de postagens nas redes sociais do Museu.
Em meio ao processo de remoção de árvores do jardim para replantio, foi recolhida uma dentadura da primeira metade do século 20, que incluía um dente com restauração em ouro.
Em outro momento, ossos de animais foram exumados e identificados como pedaços de crânio, pélvis e pés de rês (vaca ou boi) com marcas de cortes retos realizados com instrumentos de metal.
Também foram encontrados fragmentos de pratos, xícaras e potes de porcelana datados do fim do século 19 e início do 20.
Na parte interna do Museu, foram encontradas ferramentas de construção e objetos pessoais, possivelmente deixados como forma de registro da passagem dos operários pela obra de construção do Edifício-Monumento. Os objetos encontrados serão incluídos na coleção de Arqueologia Histórica do Museu.
Referência:
Museus danificados ou destruídos se reorganizam, Revista FAPESP. Link
0 comments
Sign in or create a free account