Pandemia do Covid-19
Em 2020, o vírus da Covid-19 parou o mundo e o Brasil. Porém, mesmo com o isolamento social em vigor para contenção da pandemia a partir de março, o cronograma das obras de restauração do Museu não sofreu alterações.
Para garantir o prazo de conclusão das obras em setembro de 2022 durante as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, foram feitos apenas alguns ajustes em relação aos equipamentos de segurança e na logística de trabalho dos funcionários.
Para reforçar a segurança dos trabalhadores, os operários que pertenciam aos grupos de risco foram afastados. Em compensação, os que continuaram receberam itens de proteção individual, como máscaras, luvas, álcool em gel, entre outros, e passaram a ser examinados diariamente para a detecção de sintomas do vírus.
Houve também um esquema de escalonamento de equipes e reorganização do canteiro de obras e das frentes de trabalho.
Por se tratar de um Museu Universitário, dedicado à pesquisa, a instituição continuou com sua programação cultural durante o seu fechamento ao público em 2013. Durante a pandemia não foi diferente: o Museu continuou realizando suas atividades de investigação, restauro e conservação e preparação para reabertura cumprindo todos os protocolos de segurança.
É importante citar as várias ações desenvolvidas pela Curadoria e pelo Serviço de Atividades Educativas (SAE) desde o fechamento do Museu à visitação pública e também ao longo da pandemia.
Entendendo a importância histórica do Museu do Ipiranga, esses setores desenvolveram diversas atividades ao longo dos anos, tanto presenciais quanto em ambiente virtual.
Tal esforço contínuo de pesquisa, mobilização de acervos e mediação cultural faz parte de uma estratégia de aproximação que permite estreitar e criar novas relações com os públicos até a reabertura do Museu (ABELEIRA; ARRUDA, 2018).
Referências:
Abeleira, Denise Cristina C. Peixoto; ARRUDA, Isabela Ribeiro de. Museu fechado, caminhos abertos. Ações educativas durante o fechamento do Museu do Ipiranga
Rede de Redes [recurso eletrônico] – diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil / Joselaine Mendes Tojo, Lilian Amaral (organizadoras). São Paulo, 2018
Arruda, Isabela Ribeiro de. Portas fechadas. Museu fechado? Revista do Centro de Pesquisa e Formação, São Paulo: Sesc‑SP, Dossiê: Memória, Cidade e Museu: Entre Silêncios e Mobilizações, n.5, set. 2017.
Links:
G1, Abril de 2020, Museu do Ipiranga mantém reforma durante pandemia do Coronavírus. Link
Agência Brasil, Março de 2020, “Apesar de Pandemia obras no museu seguem cronograma”. Link
Link interno:
0 comments
Sign in or create a free account