Preparação para as obras e Atividades durante fechamento
Em 2019, foram realizadas as últimas visitas ao edifício esvaziado antes do início das obras. Essas visitas fizeram parte da programação da Jornada do Patrimônio.
Nesse período, o Museu aumentou sua atuação nas redes sociais e teve maior inserção na cultura digital. A primeira ação foi a participação do Museu na campanha internacional #MuseumWeek, em 2015.
A partir de 2017, foi firmada uma parceria com as plataformas Wiki para a disponibilização de acervos e a motivação para a elaboração de verbetes. Também foram realizadas campanhas específicas como “São Paulo: Território em construção” e "Ecos do Ipiranga".
Em comemoração aos 467 anos da cidade de São Paulo, o Museu lançou a campanha digital São Paulo – Território em Construção no dia 25 de janeiro de 2021.
A campanha foi composta por documentos e imagens do Museu, incluindo depoimentos de historiadores, arquitetos e urbanistas. O público foi convidado a refletir sobre as transformações que ocorreram na cidade desde sua fundação no período colonial, até chegar à grande metrópole que é hoje.
São Paulo do séc. XX ao XXI
Entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro, o Museu do Ipiranga promoveu a campanha Ecos do Ipiranga, em parceria com o Sesc. A ação foi realizada em homenagem à Independência do Brasil.
Uma série de ações foi feita nas redes sociais com histórias ligadas ao Museu. As interações aconteceram por meio de vídeos, filtros para o Instagram, podcasts, tour em 3D, entre outras.
Por conta da pandemia do coronavírus, o evento não ocorreu no Parque Independência como de costume. Ele foi realizado exclusivamente no ambiente digital.
Nessa ocasião, foi lançado o videoclipe Paratodos, com a direção assinada por Maria Thais e Yghor Boy. Com a participação do cantor Chico Buarque, a canção recebeu arranjo inédito de Carlinhos Antunes e Gabriel Levy para a Orquestra Sinfônica da USP e CORALUSP. A música conta com interpretações das cantoras Anastácia, Kaê Guajajara, Negra Li e Tainara Takua.
No videoclipe são exibidos trechos de edições anteriores da festa que ocorria no Parque da Independência, além de retratos feitos pelo fotógrafo Militão Augusto de Azevedo, na passagem do século 19 para o século 20.
Em 2021, houve a inauguração do “Observatório da Obra”, uma estrutura construída para que os visitantes pudessem acompanhar o dia a dia das obras de restauração e ampliação do Museu com segurança.
A instituição também passou a divulgar de forma transparente e atualizada o andamento das ações tomadas com relação à restauração e à readequação do edifício. A cronologia pode ser acessada aqui.
Em um primeiro momento, foram três as principais frentes de trabalho em relação à preservação do patrimônio histórico: diagnóstico para restauração das fachadas; sustentação e consolidação dos forros; e salvaguarda dos acervos. Posteriormente, houve um concurso público para seleção de projeto arquitetônico de restauro e modernização do Museu Paulista.
Link interno:
0 comments
Sign in or create a free account