Era JK
A Era JK
Texto por Thamires Siqueira
Nascido em Diamantina, Minas Gerais, Juscelino Kubitschek (1902-1976) foi um grande nome da nossa história pelos seus ideais modernistas e constante busca pela mudança. Marcado principalmente pela construção de Brasília, ele foi presidente do Brasil no período de 1956 a 1961, possuindo um perfil otimista e empreendedor.
Antes de se tornar Presidente da República, ele obteve formações em humanidades e medicina; foi capitão médico da polícia mineira, executando a função de cirurgião. Foi deputado federal, prefeito e governador, em seu estado Minas Gerais. Durante esse período foi responsável pela divulgação do arquiteto Oscar Niemeyer, com as obras da Pampulha, que depois culminariam em sua escolha para projetar Brasília.
Já na Presidência, assumiu o mandato em um período conturbado politicamente, após a morte de Getúlio Vargas e com as ameaças militares que já começavam a surgir.
Seu governo foi marcado por um Plano de Metas, com 31 objetivos que buscavam o desenvolvimento econômico e estrutural do país, com o intuito de evoluir "50 anos em 5", investindo em indústrias, transportes (com a construção de novas rodovias), energia (com as novas usinas) e educação. A transferência da capital federal, do Rio de Janeiro para Brasília em 1960, foi seu maior plano e conquista. Transformou um país, que tinha um cunho agrário e litorâneo, em um Brasil integrado e industrializado.
Após seu governo, foi senador de Goiás em 1962 e em 1964 iria concorrer mais uma vez à Presidência, porém foi impedido e teve seus direitos políticos suspensos por dez anos pelo governo militar. Com isso, exilou-se fora do País em Nova Iorque e Paris. Escreveu livros contando sua trajetória para Brasília e em 1975 se tornou membro da Academia Mineira de Letras.
Juscelino morreu aos 73 anos de idade, em 1976, em um acidente de carro, e seu enterro mobilizou todo o País, arrastando milhares de pessoas para o cortejo cantando a canção popular "Peixe vivo", que marcou sua trajetória, mesmo com a censura impedindo a televisão de apresentar todos os fatos. Em Brasília há um memorial em sua homenagem, além de pelo Brasil diversas ruas levarem seu nome.
REFERÊNCIAS
ESPECIAL histórico: a vida de Juscelino Kubitschek. Câmara dos Deputados, [s.d]. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/21813-especial-historico-a-vida-de-juscelino-kubitschek/. Acesso em: 10 ago. 2023.
FRAZÃO, Dilva. Juscelino Kubitschek. eBiografia, [s.d]. Disponível em: https://www.ebiografia.com/juscelino_kubitschek/. Acesso em: 10 ago. 2023.
JUSCELINO Kubitschek. Arquivo Nacional, Centro de Referência de Acervos Presidenciais, [s.d.]. Disponível em: http://presidentes.an.gov.br/index.php/arquivo-nacional/60-servicos/registro-de-autoridade/113-juscelinol-kubitschek. Acesso em: 10 ago. 2023.
MORTE de JK. Memória Globo, out. 2021. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/coberturas/morte-de-jk/noticia/morte-de-jk.ghtml. Acesso em: 10 ago. 2023.
OLIVEIRA, Juscelino Kubitschek de. Diretório Brasil de Arquivos, [s.d]. Disponível em: https://dibrarq.arquivonacional.gov.br/index.php/oliveira-juscelino-kubitschek-de. Acesso em: 10 ago. 2023.
0 comments
Sign in or create a free account