Governos militares
Governos militares
Texto por Thamires Siqueira
O período dos governos militares foi marcado pela instabilidade e medo sofridos pela população que, com a censura e novas regras, não podia manifestar suas vontades e exercer seus direitos.
A ditadura militar ocorreu entre os anos de 1964 e 1985, quando os militares aplicaram um golpe que tirou o presidente João Goulart do poder por ser considerado "comunista e um risco para o país" desestabilizando seu governo, além da influência da Guerra Fria e o medo por parte dos Estados Unidos de uma expansão socialista pela América Latina, então, a partir dessas influências, estabeleceram seu regime de autoridade através dos governos militares, marcados pelo autoritarismo e violação dos direitos humanos.
Ao todo foram cinco mandatos militares: Castelo Branco, 1964-1967, Costa e Silva, 1967-1969, Médici, 1969-1974, Geisel, 1974-1979, e Figueiredo, 1979-1985, e 16 atos institucionais.
Com a implementação de um Ato Institucional, o AI-5, foram autorizadas várias novas medidas que permitiram que eles cassassem mandatos, suspendessem direitos da população e fizessem prisões e intervenções que antes eram ilegais.
Foram mais de 6 mil oficiais presos, perseguidos e torturados, além dos artistas, professores e outras personalidades que se manifestaram de forma velada através da cultura, e que tiveram que recorrer ao exílio fora do país para sobreviver. Tendo como exemplo o movimento do Tropicalismo e os artistas Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Em Santa Cruz, o brigadeiro Rui Moreira Lima foi deposto do comando da base aérea de Santa Cruz em 1964 por se declarar um democrata e ser contra ao golpe militar. Ele e sua família foram perseguidos, presos e torturados pelo governo na ditadura. Por suas denúncias e depoimentos sobre a época, Moreira Lima foi considerado um herói pela Força Aérea Brasileira após seu falecimento em 2013.
Em 1979 foi promulgada a lei da anistia permitindo o início da liberação dos presos políticos, e em 1984 a população se manifesta nas ruas através das Diretas Já. Em 1985, marcando o fim da ditadura militar, é eleito Tancredo Neves por voto indireto.
Conheça mais:
Povo exige ir às urnas. Diretas-já
REFERÊNCIAS
CARVALHO, Talita de. Ditadura Militar no Brasil. Politize, mar. 2021. Disponível em: https://www.politize.com.br/ditadura-militar-no-brasil/. Acesso em: 31 jul. 2023.
MORI, Letícia. A história dos 6,5 mil membros das Forças Armadas perseguidos pela ditadura militar. BBC News Brasil [on-line], dez. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46532955. Acesso em: 31 jul. 2023.
0 comments
Sign in or create a free account