Transferência da Capital para Brasília
Transferência da capital federal para Brasília
Texto por Thamires Siqueira
A transferência da capital federal para Brasília foi um projeto planejado durante anos. Em 1957 foi aprovada a Lei n° 3.273 que programava para 21 de abril de 1960 a transferência e inauguração oficial da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, um projeto do presidente Juscelino Kubitschek.
Muitos se preocupavam com o que aconteceria com a antiga capital após essa mudança e consequente perda do status social que o fato causava. No entanto, mesmo sem este título e ao se tornar Estado da Guanabara, a cidade nunca perdeu seu prestígio, sendo de grande influência até os dias de hoje. Já outros festejaram as mudanças pelas calçadas da avenida Rio Branco, fato que foi estampado nos jornais.
Esta transferência para o centro geográfico do país foi pensada desde antes da independência, em 1821, por José Bonifácio, como forma de proteger o governo dos ataques de invasores que poderia receber ao estar no litoral. Porém demorou mais de cem anos para ser executada de fato.
Em 1891 foi aprovada a lei para a demarcação do território onde futuramente seriam construídos o planalto e a cidade, que ficou conhecido como "Retângulo Cruls", em homenagem ao engenheiro Luís Cruls que realizou o projeto. E somente na década de 1950, com JK, com seu objetivo de descentralizar a política e se unir a outras regiões, que o projeto de transferência pôde ocorrer.
O País buscava por transformações em todos os âmbitos, querendo evoluir "50 anos em 5", lema praticado por JK em seu plano de metas, para, de forma nacionalista, além de trazer melhorias como novas construções, indústrias e trabalhos, também enaltecer seu governo, nomeando pessoas de sua confiança.
Brasília, a cidade planejada, é considerada um grande monumento por sua arquitetura e urbanismo, projetada principalmente pelo arquiteto Oscar Niemeyer junto ao urbanista Lúcio Costa, ganhador do concurso do projeto piloto, e por Israel Pinheiro, diretor da companhia urbanizadora da Nova Capital - NovaCap. Pela sua localização, encontrou desafios para o transporte de materiais e trabalhadores, os ditos “candangos”, muitos vindos de outros estados, com a enorme distância do aeroporto e pelas estradas de terra para chegar até lá, e que mesmo assim construíram a cidade em tempo recorde durante três anos, mas com um custo financeiro elevado na casa dos bilhões.
Em Brasília, nosso distrito federal até hoje, encontram-se presentes os três poderes, a câmara dos deputados e o senado (o Congresso Federal), o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Catedral e outros pontos representativos para o país. A cidade é considerada Patrimônio da Humanidade desde 1987, possuindo a maior área tombada do mundo, 112,25 km².
REFERÊNCIAS
A MUDANÇA da capital. Câmara dos Deputados, [s.d.]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/documentos-e-pesquisa/arquivo/sites-tematicos/cinquenta-anos-da-camara-em-brasilia/a-mudanca-da-capital. Acesso em: 9 ago. 2023.
ALEXANDRA, Kezya.1960: Mudança da capital para Brasília. Manchete Tempo, abr. 2022. Disponível em: https://manchetempo.uff.br/?p=1329. Acesso em: 9 ago. 2023.
BAZILIO, Érika. Brasília: sonho e realidade da capital. Politize, abr. 2017. Disponível em: https://politize.com.br/brasilia-sonho-e-realidade-da-capital/. Acesso em: 9 ago. 2023.
KUBITSCHECK, Juscelino. Por que construí Brasília? Brasília, DF: Senado Federal, Conselho Editorial, 1961.
TRANSFERÊNCIA da capital para o Centro-Oeste. TJDFT, maio 2020. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/institucional/gestao-do-conhecimento/centro-de-memoria-digital/historico/brasilia/trasnferencia-da-capital-para-o-centro-oeste. Acesso em: 9 ago. 2023.
WESTIN, Ricardo. Brasília: a capital que precisou de 150 anos para sair do papel. Senado Federal, abr. 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/brasilia-a-capital-que-precisou-de-150-anos-para-sair-do-papel. Acesso em: 9 ago. 2023.
0 comments
Sign in or create a free account