Exposição Morar Paulistano
Em 2012, estava prevista a inauguração da exposição O Morar Paulistano - 1870 aos dias atuais. Ela não foi realizada por conta do fechamento do edifício para o público.
Como a exposição Imagens recriam a História, realizada em 2007, o projeto também foi selecionado no Programa de Adoção de Entidades Culturais da Caixa Econômica Federal, em 2008.
A exposição apresenta os resultados dos projetos desenvolvidos na linha de pesquisa Cotidiano e Sociedade, e previa também a renovação do mobiliário expositivo e a aquisição de acervo, além de dispositivos multimídia.
Ao todo foram R$ 499.700,00 de investimentos feitos pela Caixa. Houve também um investimento especial em recursos de acessibilidade para pessoas com deficiências visuais e auditivas.
A exposição tratava das moradias em São Paulo, com foco na formação da “casa moderna” como um dos pontos de difusão de um novo modo de vida, associado ao consumismo e às formas de exibição que garantem prestígio e riqueza pessoal.
A casa é entendida como lugar de mudanças de hábitos, de transformações sociais e sexuais. Ela também simboliza conforto, bem-estar, segurança, bom gosto e intimidade. Essas categorias sociais e culturais se estabeleceram durante o século 19 e, com mudanças, chegaram até os dias atuais.
De acordo com a professora Vânia Carneiro de Carvalho, curadora do projeto, ele partiu de uma pesquisa sobre o cotidiano e a sociedade até 1920, elaborada também em sua tese de doutorado. O objetivo era o de discutir e fazer o público refletir sobre o passado, fugindo da montagem de ambientes e de estereótipos sobre o assunto abordado.
Partindo dessa temática, seriam expostos ao público peças de mobiliário, pintura, fotografias, objetos de decoração, indumentária, acessórios pessoais, instrumentos de trabalho, material publicitário, entre outras peças do acervo do Museu associadas ao espaço doméstico na cidade de São Paulo.
A exposição não foi inaugurada devido ao fechamento do Museu, em 2013. A temática e as pesquisas foram incorporadas à exposição “Casas e Coisas”, uma das doze exposições que compõem o novo Museu do Ipiranga.
Referências:
CARVALHO, Vânia Carneiro de. Cultura material, espaço doméstico e musealização. Varia Historia, Belo Horizonte, v. 27, n. 46: p. 443-469, jul./dez. 2011.
Museu Paulista e Caixa Econômica Federal assinam patrocínio para exposição. Jornal da USP, dez. 2010. Disponível em: Link
0 comments
Sign in or create a free account