Escutas com grupos sociais
Em maio de 2020, o Museu do Ipiranga iniciou um processo de escutas coletivas com diferentes grupos sociais. Foram trabalhados diversos recortes como etários, étnicos e de gênero, por exemplo.
O objetivo foi estabelecer um diálogo mais amplo com a sociedade, entendendo as expectativas do público em relação ao Museu, além de iniciar contatos para parcerias e projetos futuros, e auxiliar na construção das novas ações educativas.
Foram ouvidos profissionais de turismo, participantes de movimentos culturais, professores, público LGBTQIA+, pessoas com deficiência, trabalhadores da obra de restauro e ampliação, crianças, entre outros.
As escutas foram adaptadas para o ambiente virtual, permitindo a participação de pessoas de outras cidades além de São Paulo. Durante o processo, foram realizados 45 encontros com 20 grupos sociais distintos, envolvendo aproximadamente 440 participantes.
Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com a empresa Entremeios Articulação e Formação Social e Empresarial. Eles também envolveram a realização de devolutivas sobre as discussões para a equipe de curadores e a realização de oficinas de criação de estratégias de participação com as diferentes equipes do Museu.
0 comments
Sign in or create a free account