O museu na cultura digital
A Fundação Banco do Brasil apoia também ações do Museu na cultura digital, como parte do processo de desenvolvimento dos conteúdos e expografia.
O projeto financiado é composto por duas iniciativas: a modelagem em 3D do edifício reformulado para servir como plataforma digital para jogos e exposições virtuais e a parceria com o Wiki Movimento Brasil (WMB), com o apoio da Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), visando a difusão digital do acervo da instituição.
As ações fizeram parte de um plano mais amplo de aumentar a presença do Museu no meio digital, sendo a Wikipédia um espaço fundamental de difusão de informação na internet.
Em 2017, o Museu já havia aderido às práticas de disponibilização de conteúdo, de conhecimento aberto e licenças livres, passando a fazer parte de uma iniciativa internacional chamada WIKIGLAM – sigla para Galleries, Libraries, Archives, and Museums (galerias, bibliotecas, arquivos e museus).
Entre 2017 e 2018, foi realizado um projeto-piloto entre o Museu e o WMB, quando foram disponibilizadas 23 mil imagens de obras digitalizadas. Naquele momento, foram criados 130 artigos e 1.421 foram aprimorados.
Com a parceria de 2020, a expectativa era de que se chegasse a 30 mil imagens disponibilizadas. O quadro Independência ou morte, de Pedro Américo, foi a peça mais acessada na ocasião, com 1,1 milhão de visualizações até dezembro de 2019.
A partir de 2020, as ações tomaram outra dimensão com a realização de maratonas temáticas de edição de verbetes e desenvolvimento de aplicativos para maior interatividade dos usuários wikipedistas com as práticas de documentação e catalogação de coleções.
O lançamento da parceria foi celebrado com a realização do Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga, ocorrido entre 15 de março e 15 de junho de 2020. Nele, os participantes concorreram a prêmios ao colaborar com conteúdos relacionados ao Museu e seu acervo na Wikipédia.
Também foram realizadas quatro maratonas de edição na plataforma. As chamadas "editatonas" são eventos abertos em que os interessados aprendem como editar conteúdos na enciclopédia eletrônica e fazem suas contribuições acompanhados por editores experientes.
O primeiro deles aconteceu no dia 27 de março e teve como tema "Mulher, Arte e História", cuja proposta era o aperfeiçoamento do conteúdo sobre mulheres no acervo do Museu.
As outras editatonas tiveram como temas "São Paulo fotográfica", "Os indígenas no Museu" e "As independências do Brasil".
Tais ações tiveram como objetivo dar visibilidade a grupos até então menos presentes na plataforma, e contaram com apoio do Banco do Brasil.
A parceria ainda previu quatro seminários técnicos voltados para o desenvolvimento colaborativo da infraestrutura necessária para a livre difusão digital do museu e sua coleção. Entre as inovações, houve jogos para completar informações sobre obras no museu e aplicativos para construir livros automáticos a partir da coleção.
De acordo com a Revista Museu (2020), havia 14.533 bytes de conteúdo sobre o Museu na Wikipédia em dezembro de 2016. Três anos depois, em dezembro de 2019, o valor havia subido para 87.907 bytes, distribuídos em 106 páginas.
A expectativa do WMB era de duplicar o valor após as ações previstas para 2020, contando com uma produção de conteúdo sustentada pelo desenvolvimento de produtos tecnológicos e por atividades de mobilização comunitária e educacional.
Links externos:
Visite a página do WIKIGLAM do Museu Paulista.
Conheça as pinturas já digitalizadas do Museu Paulista.
Referência:
Museu do Ipiranga faz parceria com Wikipédia para difusão digital de acervo, 24 de março de 2020, Revista Museu. Disponível em: Link
0 comments
Sign in or create a free account