Pão Alemão - JF
O Pão Alemão foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora – MG, por sua importância cultural para a cidade. Decreto n° 10.232/2010 I. 006/2010.
O modo de fazer o pão alemão, que tornou-se apreciado em Juiz de Fora com a chegada dos imigrantes alemães à cidade, em meados do século XIX, apesar de existirem inúmeras receitas do pão alemão, os proponentes optaram por escolher a que mais se aproxima do pão que era feito pelos primeiros imigrantes que aqui chegaram. Atualmente, a receita pode variar de família para família, mas, a sua característica básica é o uso da banha de porco.
A receita passou, ao longo do tempo, por algumas transformações em relação aos ingredientes. Isto porque, inicialmente, em vez de fermento, por exemplo, os alemães usavam o lúpulo, que era obtido junto às cervejarias da cidade, em forma de garrafada. Com o passar dos anos e o fechamento das cervejarias, a receita passou a ser feita com o fermento biológico. Outro ingrediente substituído por algumas pessoas, pelas restrições ao seu uso, foi a banha de porco, que dá maior maciez e sabor ao pão. Hoje, alguns descendentes dos germânicos usam a margarina, manteiga ou óleo vegetal. Naquela época, na falta do leite, os imigrantes usavam apenas água. Outra curiosidade é que a gordura de porco era passada nas fatias dos pães no lugar da manteiga.
0 comments
Sign in or create a free account