Reconhecimento do Pão de Queijo - Paracatu/MG

2015View on timeline

https://www.ipatrimonio.org/paracatu-modo-de-fazer-o-pao-de-queijo/#!/map=38329&loc=-17.224217999999997,-46.874060000000014,17 

Quentinho e fofinho, o Pão de Queijo ganha a cada dia que passa o gosto do brasileiro, tanto que que seu Modo de Fazer registrado pela Prefeitura Municipal de Paracatu-MG por sua importância cultural para a cidade, via Decreto n° 4.851/2015, e ainda tramita como Projeto de Lei 4002/2017, e sendo desarquivado em 14/03/2023 pela Assembleia Legislativa Mineira. solicitando a Declaração do Pão de Queijo patrimônio cultural e imaterial do Estado de Minas Gerais. 

Pão de Queijo, comemorado no dia 17 de agosto. Essa iguaria nasceu no Brasil e vem conquistando o mundo. Ao estudarmos seu surgimento e o seu papel na sociedade e na economia de algumas regiões somos levados a refletir sobre como alguns alimentos são importantes, carregam uma bagagem cultural, histórica e afetiva que ultrapassam os séculos. O Pão de Queijo é um desses alimentos que deveriam ser considerados patrimônio cultural e imaterial do Brasil.

Sua origem remete aos séculos XVII e XVIII, um período de grande exploração de minério na região sudeste do país, principalmente em Minas Gerais. Alguns historiadores associam seu surgimento aos escravizados e ao final do período de exploração de minérios, quando ocorreu um aumento de fazendas de gado leiteiro com consequente produção de queijo. Não é difícil concordarmos com essas deduções pois no período escravagista, cabia aos escravizados a ocupação de cozinhar nas senzalas e nas grandes casas das fazendas para seus senhores. Também é de conhecimento geral que eles, devido às limitações que dispunham de alimentos, buscavam transformar alimentos considerados sobras em alimentos que até hoje são considerados pratos típicos da culinária brasileira, como a feijoada, o mocotó e tantos outros. Essa pode ser a explicação para que as raspas do processo de cura do queijo comecem a ser aproveitadas e adicionadas na elaboração do pão que tem base a mandioca, os polvilhos (féculas de mandioca). 

Naquele período, a baixa disponibilidade e o difícil acesso a alguns ingredientes como a farinha de trigo, que trazida da Europa chegava com má qualidade até seu destino final, fez com que as cozinheiras utilizassem farinhas alternativas existentes na região. Ingredientes como a farinha de mandioca e o polvilho, já amplamente utilizados pelos indígenas, começaram a fazer parte das receitas em substituição a farinha de trigo. Já a inclusão da mistura de ovo e leite, que é muito comum em doces e quitutes portugueses, podem serem considerados uma herança dessa colonização. Podemos então compreender que sua origem sofreu influência de diversas culturas e foi motivada por um processo histórico sendo, naquele período, uma solução para alimentação local.

Apesar de seu consumo ser difundido em Minas, através de receitas caseiras, foi somente após 1950 que ele começou a ser popularizado e comercializado no Brasil, se tornando um produto referência de Minas Gerais e tendo papel fundamental no turismo gastronômico da região. O sucesso de sua comercialização foi tanto que hoje empresas fabricam e comercializam o pão de queijo de diversas formas, como misturas em pó, congelados, massas refrigeradas, recheados, gourmet, entre tantos outros. Difícil entrar em uma padaria brasileira e não encontrar o Pão de Queijo para um café da manhã ou um lanche. Sua receita é basicamente polvilho azedo ou doce, queijo, leite ou água, ovos, gorduras e o queijo. Apesar das variações em sua receita, como o tipo de polvilho usado, a gordura ou o queijo, a paixão por ele é a mesma e principalmente quando é acompanhado de um bom café.

Apesar de não podemos afirmar quando ele efetivamente surgiu e nem quem o fez pela primeira vez com as características que conhecemos hoje, podemos compreender que ele representa a união das nossas culturas, sendo mais que um simples alimento, ele é um elemento cultural brasileiro, que nasceu com a nossa história e que acompanha nossa sociedade através dos séculos.

Foto Ilustrativa - Pão de Queijo  
Pães de queijo do Mercadinho Dalva e Dito / Ricardo Dangelo
 

https://revistasoberana.com.br/2021/12/06/patrimonio-mineiro-pao-de-queijo/ 

https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/dia-do-pao-de-queijo-conheca-a-historia-e-locais-para-pedir-os-melhores-de-sao-paulo/ 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 18/03/2024

Updated in 30/09/2024

All events in the topic O Pão no Brasil:


18721ª padaria do BR
1947Invenção do pão Saóra - PE
2007Bolo Souza de Leão - PE
2008Bolo de Rolo - PE
2010Pão Alemão - JF
2017Pão cheio
2019Pão de Petrópolis
04/08/2000Reconhecimento do Acarajé
16/02/2022Pão de todo dia enriquecido
7001 BCEPeríodo pré-colonial no Brasil