Reconhecimento do Acarajé

04/08/2000View on timeline

https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/historias/baianas-acaraje-patrimonio-cultural-brasil/  

Em 4 de agosto de 2000, instituiu-se o registro do Ofício das Baianas de Acarajé como Patrimônio Cultural do Brasil, registrado no Livro dos Saberes, 2005. O bolinho de feijão fradinho recém-frito contém história em cada gota de dendê que sua massa absorveu. Oferenda para Iansã no candomblé, o acarajé é a comida de rua mais antiga do Brasil e sua origem, maneira de fazer e significado na cultura popular são indissociáveis das baianas, figuras bastantes presentes no estado da Bahia, mas que se encontram por todo o território nacional.

A atividade das baianas de acarajé foi registrada como patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2005 no Livro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

O feijão fradinho é pilado à mão com cebola e sal até virar uma pasta, armazenada em grandes potes plásticos que aguardam ao lado do fogareiro, aos fundos da barraca. Moldados e fritos no azeite de dendê na hora, o bolinho é rapidamente cortado ao meio e recheado com vatapá, caruru, vinagrete, camarões e um molho de pimenta próprio.

Aqui, o reconhecimento está ligado ao ritual culinário das baianas do acarajé. Este foi, ao lado do ofício das “paneleiras” de Goiabeiras e do samba-de-roda do Recôncavo Baiano, um dos primeiros bens culturais de natureza imaterial tombados no país pelo Iphan. As origens do prato, as tradições que seu fazer guardam, a oralidade ancestral na transmissão da receita, o ritual para servir e até de degustar, fazem parte da forma de apreciar o acarajé.

Embora passe por um processo de "patrimonialização", a receita do acarajé e o ofício das baianas não são engessados.
 
A massa do acarajé é preparada à mão diariamente.
 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 18/03/2024

Updated in 25/03/2024

All events in the topic O Pão no Brasil:


18721ª padaria do BR
1947Invenção do pão Saóra - PE
2007Bolo Souza de Leão - PE
2008Bolo de Rolo - PE
2010Pão Alemão - JF
2017Pão cheio
2019Pão de Petrópolis
04/08/2000Reconhecimento do Acarajé
16/02/2022Pão de todo dia enriquecido
7001 BCEPeríodo pré-colonial no Brasil