Curtir
Image gallery iconVideo gallery icon

"Habitar a História" é uma iniciativa que busca promover o reconhecimento da história e da memória local como recursos fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos, contribuindo para a valorização da riqueza e diversidade do lugar ao fomentar o diálogo entre seu patrimônio e suas diversas expressões culturais e sociais.


Um dos desdobramentos do projeto é a pesquisa para o desenvolvimento de linhas do tempo digitais, construídas a partir de camadas que compõem a identidade de um lugar, oferecendo aos usuários diferentes narrativas que consideram o patrimônio, a arte e as expressões culturais como pontos de conexão entre os eventos históricos e sociais.


A linha do tempo de Santa Cruz foi elaborada a partir do acervo do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz (NOPH), instituição que se dedica há mais de 40 anos a memória do bairro, em colaboração entre historiadores, pesquisadores e 10 jovens agentes culturais locais.


Santa Cruz, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, esteve envolvido em importantes acontecimentos da história brasileira e detém patrimônios materiais de grande relevância construídos no período colonial, imperial e republicano. No entanto, sua história vai muito além dos eventos contados nos livros.


Inúmeras instituições, pessoas, e coletivos também estão representados na linha do tempo de 1500 a 2024, bem como as transformações arquitetônicas e de uso do patrimônio material, os saberes e as celebrações do patrimônio imaterial.


Assim, a linha do tempo de Santa Cruz foi organizada em quatro camadas que oferecem ao visitante o conhecimento sobre os Movimentos Sociais, Festejos e Culturas Populares, Natureza e Ambiente, Espaço Vivido, além da camada de suporte intitulada No Brasil e no Mundo, mostrando que os eventos não são isolados, mas sim estão todos interconectados.


Visando a acessibilidade de forma ampla, os conteúdos podem ser acessados por meio das ferramentas de leitura de texto. Além disso, todas as imagens contam com audiodescrição, e os vídeos produzidos pelo projeto têm janela de Libras.


Essa realização é uma construção coletiva, e expressamos nossa gratidão a todas as pessoas envolvidas na valorização da história e da vida cultural de Santa Cruz.


Realização

Istituto Europeo di Design e Rizoma Cultura

Coordenação Geral e Idealização

Tatiana Richard - Rizoma


Coordenação de Pesquisa

Bruno Almeida e Tatiana Richard


Historiadores e Pesquisadores

Guaraci Rosa, Keila Gomes e Thamires Siqueira.


Instituições Parceiras

Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz - NOPH e Timelinefy


Coordenação de Comunicação

Ana Righi


Gestão

Deborah Balthazar - Rizoma


Produção Executiva

Ana Rangel


Jovens agentes culturais

Ana Gabriele Furtado

Dan Z.O

Lais Lage

Moanan Couto

Patrick Caline

Viajante Lírico

Sthefany Andrade

Thaís Rocha

Victor Marques

Ynara Noronha


Assistente de Pesquisa

Ana Rangel e Victor Marques


Assistente de Produção Local

Pedro Cyborg


Assistente de Comunicação

Poliana Gomes


Soluções em Libras e acessibilidade comunicacional

INCLUA


Audiodescritora

Karina Conti da Silva


Consultora de audiodescrição

Ana Maria Santiago


Tradutor de Libras

Giliard Bronner Kelm


Consultor de tradução

Bruno Ramos


Digitalização de imagens do acervo

Docpro Criação de Bibliotecas Virtuais Ltda


Filmagem e edição de vídeos

Da Lata Filmes


Fotos da linha do tempo

Mônica Parreira, Ratão Diniz, Viajante Lírico, Victor Tavares, Domínio público.


Narração de vídeos de redes sociais

Dan Z.O


Programação visual e edição de vídeos

Pedro Lima


Revisão de textos da Linha do tempo

Isra Toledo Tov e Laryssa Fazolo


Roteiros para vídeos de redes sociais

Camica Oliveira


Formação em Design Thinking
Coordenação Geral

Alexandre Rese


Coordenação pedagógica

Artur ‘Kjá


Professores

Potências Periféricas - Diogo Oliveira

Tendências e Futuros - Thiago Freire

Inovação Social - Christyan Matos

Empatia - Daniel Martins

WEB 3 - Guilherme Marconi

Pesquisa - Luiz Coelho

Ideação - Leo Pope

Protótipo - Janaina Cavalcante

Plano de Ação - Raquel Gomes


Banda 24 de fevereiro

24/02/1891View on timeline

Banda 24 de Fevereiro

Texto por Keila Gomes

Fundada em 24 de fevereiro de 1891 por distintas personalidades do bairro de Santa Cruz, a banda “24 de Fevereiro” originou-se como uma forma de honrar a primeira Constituição Republicana. Seu pioneiro presidente foi Felipe Basílio Cardoso Pires, e o Maestro Manoel Angelino de Oliveira atuou como seu regente inaugural. A jornada da banda foi caracterizada por apresentações ao ar livre em praças, participações em celebrações religiosas e participação em eventos notáveis, como a inauguração do Trem Elétrico de Campo Grande a Santa Cruz, que contou com a presença do Presidente Getúlio Vargas. A banda também participou do programa "A Lira de Xopotó" da Rádio Nacional.

Fotografia em preto e branco, bastante desbotada pelo tempo, de uma grande banda, formada apenas por homens. Todos estão posando a foto, lado a lado, formando fileiras. A primeira fileira está sentada em uma calçada, e atrás, mais três fileiras estão em pé. Alguns seguram instrumentos de sopro, garrafas e copos. Todos trajando ternos, gravatas, e chapéus.
Fundação da Banda de Música do Ginásio Musical Recreativo 24 de Fevereiro. 24 de Fevereiro de 1905. Autor Desconhecido. Acervo NOPH.   

Com o emblema retratando uma lira, a Sociedade Carnavalesca exerceu influência sobre os principais grupos carnavalescos de Santa Cruz: Os Progressistas, Democráticos e até mesmo os Furrecas, sendo inclusive integrantes da banda que tocava durante o carnaval.

Na sua sede, ocorriam ensaios semanais, e eram proporcionados cursos livres de música. A banda centenária formou ao longo dos anos gerações de músicos que vieram a integrar as fileiras das bandas do Exército, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e dos Fuzileiros Navais, além de orquestras sinfônicas.

Fotografia em preto e branco, diúrna, de um desfile militar. Em primeiro plano, um homem segura uma arma, em pé, apoiada no ombro. Atrás dele, está a banda, composta por quatro fileiras de homens, tocando instrumentos. Todos trajam roupas sociais e quepes na cabeça. Eles estão em uma larga Rua e, nas duas calçadas, pessoas assistem. Ao fundo há árvores e casas.
Banda 24 de Fevereiro em desfile na Rua Felipe Cardoso, no centro do bairro de Santa Cruz. Data provável: década de 1960. Autor Desconhecido. Acervo NOPH.   

Inúmeros acontecimentos significativos compõem a história desta antiga banda de Santa Cruz. Contudo, a criação do Ginásio 24 de Fevereiro encontrou inicialmente dificuldades na angariação de sócios, evidenciando que Santa Cruz estava a passar por mudanças sob o regime republicano e que era necessária uma nova abordagem para promover atividades artísticas na região. Já em 18 de outubro de 1891, a diretoria liderada por Felipe Cardoso deixou seus cargos devido à falta de apoio dos associados ao ginásio. A nova diretoria não pareceu ter conseguido reverter essa situação, pois não foram encontradas quaisquer atividades associadas ao ginásio durante esse período. Quando o Grêmio retornou anos mais tarde, falou-se então em uma "Acta de reorganização", sugerindo que o ginásio ficou inativo devido à falta de apoio financeiro e associativo. Nesse momento, Santa Cruz, bairro outrora conhecido como a "terra da boa música", mantinha suas tradições musicais através dos padres jesuítas, da Coroa Portuguesa e posteriormente do Império Brasileiro. No entanto, tornou-se incapaz de manter uma sociedade musical, carecendo de apoio tanto do governo quanto da comunidade

Além disso, é importante destacar que a história da banda de Santa Cruz também está intrinsecamente ligada à evolução cultural da região. Atualmente, a sede da banda desempenha um papel fundamental no cenário artístico local, sendo parte integrante do ETAA (Elenco Teatral Amante das Artes). Essa nova empreitada representa uma continuação do compromisso histórico com as artes e a cultura, contribuindo para a promoção de espetáculos teatrais e manifestações artísticas diversas. Através dessa iniciativa, a antiga sociedade musical mantém viva a sua herança cultural, adaptando-se às demandas contemporâneas e perpetuando sua influência na comunidade de Santa Cruz.

Imagem de uma página da revista comemorativa do IV Centenário de Santa Cruz. O título é: Aí vem a 24 de Fevereiro! logo abaixo, uma fotografia em preto e branco, diúrna, da Praça Marquês de Herval. Abaixo, está a matéria "O Ginásio Musical e Recreativo 24 de fevereiro". LEITURA FEITA DIRETO DA FOTO
Exemplar da Revista Comemorativa do IV Centenário de Santa Cruz, reportagem sobre a banda 24 de Fevereiro, página 1, 1967. Acervo NOPH.   
Fotografia colorida de uma banda tocando no palco de um salão. A banda é composta por homens, que tocam instrumentos de sopro, bateria e cavaquinho. Ao centro, um homem fala ao microfone. Na frente de todos, estão posicionadas algumas partituras, presas em três suportes. O fundo do palco é preto e, no alto, há uma faixa, em que está escrito, em letras azuis: "Vivendo e aprendendo a jogar". No entorno do palco, alguns cartazes amarelos, com nomes de jogos, como jogo do bicho, baralho, roleta, entre outros. Na frente do palco, presa na borda de cima, tem uma bandeira pendurada, escrito: "Santa Cruz de Outros Carnavais". Sobre os músicos, algumas serpentinas estão penduradas no teto e abaixo do palco, há uma faixa preta, com ilustrações de pinos de boliche, cartas de baralho e trevo de quatro folhas.
Banda 24 de Fevereiro no Carnaval, 22 de Fevereiro de 2019. Foto Mônica Parreira.   
Fotografia colorida, noturna, de um grupo de homens, organizados lado a lado, formando três fileiras, tocando instrumentos de sopro e bateria, na rua. Todos estão trajando regata, bermuda e tênis brancos. Alguns usam chapéu. Ao fundo comércios e residências.
Banda 24 de Fevereiro no Carnaval, 22 de Fevereiro de 2019. Foto Mônica Parreira.   
Fotografia colorida, noturna, de uma banda tocando na rua. Em primeiro plano, há três homens,  tocando instrumentos de sopro com corpos voltados para lados diferentes. Logo atrás, um grupo de homens, organizados em cinco filas, também tocando instrumentos musicais. Todos trajam regata com a mesma estampa, bermuda e tênis brancos, e alguns usam chapéus.
Banda 24 de Fevereiro no Carnaval, 22 de Fevereiro de 2019. Foto Mônica Parreira.   
Fotografia colorida, noturna, de uma banda desfilando na rua. A banda está tocando instrumentos musicais, posicionados em 2 fileiras puxadas por dois homens à frente. Em primeiro plano, ao lado da banda, uma criança está segurando uma máscara de monstro na mão e usando um arco com orelhas de coelho na cabeça, ao lado de uma mulher, os dois estão de costas para a foto, voltados para a banda. Ela dança sorrindo, veste top e short preto, com saia de tule verde por cima. Ao fundo, com um acessório de plumas na cabeça, roupas e uma bandeira coloridas, está outra mulher. Próximo a eles, alguns carros estão estacionados e pessoas assistindo, na calçada, em frente a algumas casas.
Banda 24 de Fevereiro no Carnaval, 22 de Fevereiro de 2019. Foto Mônica Parreira.   

Conheça mais:

REFERÊNCIA

O ultra esplêndido carnaval na Terra das Maravilhas: As artes visuais na festa de Momo do subúrbio de Santa Cruz. (1904-1980). Gabriel Alves de Castilho. 2022. Rio de Janeiro. UFRJ(Universidade Federal do Rio de Janeiro)

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 10/11/2023

Updated in 4/03/2024

All events in the topic Festejos e Cultura popular:


05/1707Os Folguedos de Santa Cruz
01/12/1752Música Sacra e Profana
30/12/1794Padre José Maurício em Santa Cruz
24/02/1891Banda 24 de fevereiroBanda 24 de fevereiro
01/12/1911Blocos carnavalescosBlocos carnavalescos
19/02/1920ClóvisClóvis
1930Mineiro-PauMineiro-Pau
01/12/1934Luiz Bonfá
27/11/1940Emílio Stein
01/12/1940Nichol Xavier
01/02/1940Coretos Carnavalescos
18/02/1959G.R.E.S Acadêmicos de Santa CruzG.R.E.S Acadêmicos de Santa Cruz
23/04/1963Festa de São JorgeFesta de São Jorge
01/12/1976Jotabê
02/02/1976Presente para Iemanjá
01/12/1995Bob Rum
07/08/2008As MariAmasAs MariAmas
01/12/1680CapoeiraCapoeira
06/10/2019Concentra ImperialConcentra Imperial