Curtir
Image gallery iconVideo gallery icon

"Habitar a História" é uma iniciativa que busca promover o reconhecimento da história e da memória local como recursos fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos, contribuindo para a valorização da riqueza e diversidade do lugar ao fomentar o diálogo entre seu patrimônio e suas diversas expressões culturais e sociais.


Um dos desdobramentos do projeto é a pesquisa para o desenvolvimento de linhas do tempo digitais, construídas a partir de camadas que compõem a identidade de um lugar, oferecendo aos usuários diferentes narrativas que consideram o patrimônio, a arte e as expressões culturais como pontos de conexão entre os eventos históricos e sociais.


A linha do tempo de Santa Cruz foi elaborada a partir do acervo do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz (NOPH), instituição que se dedica há mais de 40 anos a memória do bairro, em colaboração entre historiadores, pesquisadores e 10 jovens agentes culturais locais.


Santa Cruz, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, esteve envolvido em importantes acontecimentos da história brasileira e detém patrimônios materiais de grande relevância construídos no período colonial, imperial e republicano. No entanto, sua história vai muito além dos eventos contados nos livros.


Inúmeras instituições, pessoas, e coletivos também estão representados na linha do tempo de 1500 a 2024, bem como as transformações arquitetônicas e de uso do patrimônio material, os saberes e as celebrações do patrimônio imaterial.


Assim, a linha do tempo de Santa Cruz foi organizada em quatro camadas que oferecem ao visitante o conhecimento sobre os Movimentos Sociais, Festejos e Culturas Populares, Natureza e Ambiente, Espaço Vivido, além da camada de suporte intitulada No Brasil e no Mundo, mostrando que os eventos não são isolados, mas sim estão todos interconectados.


Visando a acessibilidade de forma ampla, os conteúdos podem ser acessados por meio das ferramentas de leitura de texto. Além disso, todas as imagens contam com audiodescrição, e os vídeos produzidos pelo projeto têm janela de Libras.


Essa realização é uma construção coletiva, e expressamos nossa gratidão a todas as pessoas envolvidas na valorização da história e da vida cultural de Santa Cruz.


Realização

Istituto Europeo di Design e Rizoma Cultura

Coordenação Geral e Idealização

Tatiana Richard - Rizoma


Coordenação de Pesquisa

Bruno Almeida e Tatiana Richard


Historiadores e Pesquisadores

Guaraci Rosa, Keila Gomes e Thamires Siqueira.


Instituições Parceiras

Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz - NOPH e Timelinefy


Coordenação de Comunicação

Ana Righi


Gestão

Deborah Balthazar - Rizoma


Produção Executiva

Ana Rangel


Jovens agentes culturais

Ana Gabriele Furtado

Dan Z.O

Lais Lage

Moanan Couto

Patrick Caline

Viajante Lírico

Sthefany Andrade

Thaís Rocha

Victor Marques

Ynara Noronha


Assistente de Pesquisa

Ana Rangel e Victor Marques


Assistente de Produção Local

Pedro Cyborg


Assistente de Comunicação

Poliana Gomes


Soluções em Libras e acessibilidade comunicacional

INCLUA


Audiodescritora

Karina Conti da Silva


Consultora de audiodescrição

Ana Maria Santiago


Tradutor de Libras

Giliard Bronner Kelm


Consultor de tradução

Bruno Ramos


Digitalização de imagens do acervo

Docpro Criação de Bibliotecas Virtuais Ltda


Filmagem e edição de vídeos

Da Lata Filmes


Fotos da linha do tempo

Mônica Parreira, Ratão Diniz, Viajante Lírico, Victor Tavares, Domínio público.


Narração de vídeos de redes sociais

Dan Z.O


Programação visual e edição de vídeos

Pedro Lima


Revisão de textos da Linha do tempo

Isra Toledo Tov e Laryssa Fazolo


Roteiros para vídeos de redes sociais

Camica Oliveira


Formação em Design Thinking
Coordenação Geral

Alexandre Rese


Coordenação pedagógica

Artur ‘Kjá


Professores

Potências Periféricas - Diogo Oliveira

Tendências e Futuros - Thiago Freire

Inovação Social - Christyan Matos

Empatia - Daniel Martins

WEB 3 - Guilherme Marconi

Pesquisa - Luiz Coelho

Ideação - Leo Pope

Protótipo - Janaina Cavalcante

Plano de Ação - Raquel Gomes


Presente para Iemanjá

02/02/1976View on timeline

Presente para Iemanjá - Sepetiba

Texto por Thamires Siqueira

O Presente para Iemanjá é uma festividade que ocorre sempre próximo ao dia 2 de fevereiro, em homenagem ao dia de Iemanjá, tradição presente no bairro há quase 30 anos.

Fotografia colorida, panorâmica, da estátua de Iemanjá, na praia da Dona Luiza, em Sepetiba, durante o dia. A escultura está no meio do mar, virada para a praia, e pequenos barcos de pescadores a cercam. À esquerda, algumas casas simples, seguidas de um pequeno monte. Ao fundo, uma extensa vegetação.
Estátua de Iemanjá na Praia da Dona Luiza localizada em Sepetiba. Foto por Mônica Parreira.    

A festa começou devido a um pedido de Zé Pilintra para um de seus devotos, o Zelador Paulo d’Oxossi, que oferecesse nas areias da atual praia do Recôncavo, um presente pra sua madrinha Iemanjá, e assim, cumprindo a promessa, a tradição se seguiu crescendo e atraindo mais fiéis a cada ano. Através de Jorge Babu, que se tornou Patrono do evento, e seu Irmão Elton Babu, que cumpriam seus mandatos políticos na época e também são devotos, a festividade foi incluída no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro. 

Essa festa se tornou representativa da região de forma cultural e social, indo além do cunho religioso, devido à sua grande ligação com o mar e as praias ali presentes, que são responsáveis por grande parte do comércio da região com seus pescadores e restaurantes, onde muitos são devotos da rainha do mar, e criaram o "Coletivo do Presente à Yemanjá em Sepetiba".

Nesse evento são concedidas diversas oferendas ao mar, principalmente pelos grupos de pescadores que ali se encontram, além dos grupos religiosos de matriz africanas que vão para demonstrar sua devoção, pedidos e agradecimentos. Atualmente mais de 300 terreiros vindos de toda a cidade se reúnem para celebrar esse dia em Sepetiba, e milhares de oferendas ali são deixadas.

Além das tradicionais oferendas, também ocorrem shows, atividades culturais, apresentações, almoços, cortejos, procissões e rezas. Um dos principais marcos é a entrega dos Barcos Balaios, que são barcos feitos e decorados de diversos tamanhos especialmente para a ocasião, barcos estes que são entregues ao mar com pedidos, junto às oferendas como flores, perfumes e joias. E os defumadores e águas de cheiro, que são borrifados para purificar e descarregar as pessoas ali presentes.

Alguns ambientalistas da região questionam os impactos que os presentes ali deixados causam ao meio ambiente, pela difícil decomposição dos materiais e poluição que pode afetar ainda mais a qualidade da água ou serem ingeridos pelos peixes. Hoje em dia se evitam o uso de plásticos e vidros, porém esse é um debate complexo, pois a festa já faz parte da cultura e memória local desse território.

Em sua homenagem, além da festa, ali também se encontra uma escultura, Iemanjá de Sepetiba, considerada como Monumento do Rio de Janeiro, inaugurada em 1976 e substituída pela atual no início dos anos 90. Em 2022 ela foi restaurada pela Secretaria Municipal de Conservação junto ao artista Lucas Ururah, morador de Sepetiba, para sanar suas rachaduras e renovar a pintura.

Conheça mais:

REFERÊNCIAS

D’AVIMAJE , Doté Rodrigo. Presente à Yemanjá em Sepetiba, RJ. Blog Legidan, dez. 2012. Disponível em: http://legidan.blogspot.com/2012/12/presente-yemonja-em-sepetiba-rj.html?m=1. Acesso em: 8 ago. 2023.

FESTA de Iemanjá. ICalendário, 2023. Disponível em: https://icalendario.br.com/festa-popular/festa-de-iemanja. Acesso em: 8 ago. 2023.

O 26º PRESENTE à Iemanjá em Sepetiba. Radio Web USM, jan. 2020. Disponível em: https://www.radiowebusm.com.br/2020/01/o-26-presente-iemanja-em-sepetiba.html?m=1. Acesso em: 8 ago. 2023.

PÁGINA Presente à Yemanjá em Sepetiba. Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/presenteayemanjaemsepetiba. Acesso em: 8 ago. 2023.

PEYNADO, Hélcio. Presente à Yemanjá em Sepetiba. Disponível em: https://www.helciopeynado.com.br/presente-a-yemanja-em-sepetiba/. Acesso em: 8 ago. 2023.

PRESENTE à Iemanjá: Arpoador, Barra, São Gonçalo e Sepetiba preparam homenagens para a Rainha do Mar. Axe News, jan. 2022. Disponível em: https://www.axenews.com.br/post/presente-%C3%A0-iemanj%C3%A1-arpoador-barra-s%C3%A3o-gon%C3%A7alo-e-sepetiba-preparam-homenagens-para-a-rainha-do-mar. Acesso em: 8 ago. 2023.

RAINHA de volta ao mar. Waves.com.br, jul. 2021. Disponível em: https://www.waves.com.br/variedades/novidade/iemanja-em-sepetiba-rainha-do-mar-de-volta/amp/. Acesso em: 8 ago. 2023.

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 12/11/2023

Updated in 4/03/2024

All events in the topic Festejos e Cultura popular:


05/1707Os Folguedos de Santa Cruz
01/12/1752Música Sacra e Profana
30/12/1794Padre José Maurício em Santa Cruz
24/02/1891Banda 24 de fevereiroBanda 24 de fevereiro
01/12/1911Blocos carnavalescosBlocos carnavalescos
19/02/1920ClóvisClóvis
1930Mineiro-PauMineiro-Pau
01/12/1934Luiz Bonfá
27/11/1940Emílio Stein
01/12/1940Nichol Xavier
01/02/1940Coretos Carnavalescos
18/02/1959G.R.E.S Acadêmicos de Santa CruzG.R.E.S Acadêmicos de Santa Cruz
23/04/1963Festa de São JorgeFesta de São Jorge
01/12/1976Jotabê
02/02/1976Presente para Iemanjá
01/12/1995Bob Rum
07/08/2008As MariAmasAs MariAmas
01/12/1680CapoeiraCapoeira
06/10/2019Concentra ImperialConcentra Imperial