Presente para Iemanjá
Presente para Iemanjá - Sepetiba
Texto por Thamires Siqueira
O Presente para Iemanjá é uma festividade que ocorre sempre próximo ao dia 2 de fevereiro, em homenagem ao dia de Iemanjá, tradição presente no bairro há quase 30 anos.
A festa começou devido a um pedido de Zé Pilintra para um de seus devotos, o Zelador Paulo d’Oxossi, que oferecesse nas areias da atual praia do Recôncavo, um presente pra sua madrinha Iemanjá, e assim, cumprindo a promessa, a tradição se seguiu crescendo e atraindo mais fiéis a cada ano. Através de Jorge Babu, que se tornou Patrono do evento, e seu Irmão Elton Babu, que cumpriam seus mandatos políticos na época e também são devotos, a festividade foi incluída no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.
Essa festa se tornou representativa da região de forma cultural e social, indo além do cunho religioso, devido à sua grande ligação com o mar e as praias ali presentes, que são responsáveis por grande parte do comércio da região com seus pescadores e restaurantes, onde muitos são devotos da rainha do mar, e criaram o "Coletivo do Presente à Yemanjá em Sepetiba".
Nesse evento são concedidas diversas oferendas ao mar, principalmente pelos grupos de pescadores que ali se encontram, além dos grupos religiosos de matriz africanas que vão para demonstrar sua devoção, pedidos e agradecimentos. Atualmente mais de 300 terreiros vindos de toda a cidade se reúnem para celebrar esse dia em Sepetiba, e milhares de oferendas ali são deixadas.
Além das tradicionais oferendas, também ocorrem shows, atividades culturais, apresentações, almoços, cortejos, procissões e rezas. Um dos principais marcos é a entrega dos Barcos Balaios, que são barcos feitos e decorados de diversos tamanhos especialmente para a ocasião, barcos estes que são entregues ao mar com pedidos, junto às oferendas como flores, perfumes e joias. E os defumadores e águas de cheiro, que são borrifados para purificar e descarregar as pessoas ali presentes.
Alguns ambientalistas da região questionam os impactos que os presentes ali deixados causam ao meio ambiente, pela difícil decomposição dos materiais e poluição que pode afetar ainda mais a qualidade da água ou serem ingeridos pelos peixes. Hoje em dia se evitam o uso de plásticos e vidros, porém esse é um debate complexo, pois a festa já faz parte da cultura e memória local desse território.
Em sua homenagem, além da festa, ali também se encontra uma escultura, Iemanjá de Sepetiba, considerada como Monumento do Rio de Janeiro, inaugurada em 1976 e substituída pela atual no início dos anos 90. Em 2022 ela foi restaurada pela Secretaria Municipal de Conservação junto ao artista Lucas Ururah, morador de Sepetiba, para sanar suas rachaduras e renovar a pintura.
Conheça mais:
REFERÊNCIAS
D’AVIMAJE , Doté Rodrigo. Presente à Yemanjá em Sepetiba, RJ. Blog Legidan, dez. 2012. Disponível em: http://legidan.blogspot.com/2012/12/presente-yemonja-em-sepetiba-rj.html?m=1. Acesso em: 8 ago. 2023.
FESTA de Iemanjá. ICalendário, 2023. Disponível em: https://icalendario.br.com/festa-popular/festa-de-iemanja. Acesso em: 8 ago. 2023.
O 26º PRESENTE à Iemanjá em Sepetiba. Radio Web USM, jan. 2020. Disponível em: https://www.radiowebusm.com.br/2020/01/o-26-presente-iemanja-em-sepetiba.html?m=1. Acesso em: 8 ago. 2023.
PÁGINA Presente à Yemanjá em Sepetiba. Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/presenteayemanjaemsepetiba. Acesso em: 8 ago. 2023.
PEYNADO, Hélcio. Presente à Yemanjá em Sepetiba. Disponível em: https://www.helciopeynado.com.br/presente-a-yemanja-em-sepetiba/. Acesso em: 8 ago. 2023.
PRESENTE à Iemanjá: Arpoador, Barra, São Gonçalo e Sepetiba preparam homenagens para a Rainha do Mar. Axe News, jan. 2022. Disponível em: https://www.axenews.com.br/post/presente-%C3%A0-iemanj%C3%A1-arpoador-barra-s%C3%A3o-gon%C3%A7alo-e-sepetiba-preparam-homenagens-para-a-rainha-do-mar. Acesso em: 8 ago. 2023.
RAINHA de volta ao mar. Waves.com.br, jul. 2021. Disponível em: https://www.waves.com.br/variedades/novidade/iemanja-em-sepetiba-rainha-do-mar-de-volta/amp/. Acesso em: 8 ago. 2023.
0 comments
Sign in or create a free account