Festa de São Jorge
Festa de São Jorge
Texto por Thamires Siqueira
Localizada no Largo do Bodegão, a Festa de São Jorge é uma tradição que ocorre há 60 anos em nosso território, em homenagem ao Santo Guerreiro.
Realizada no dia 23 de abril e no final de semana seguinte, a festividade reúne devotos do santo, seja do catolicismo ou das religiões de matrizes africanas, para a realização de homenagens como missas, procissões, cavalgadas e a alvorada de fogos.
Através de uma pesquisa conduzida pelo historiador e museólogo Sinvaldo do Nascimento Souza, foram coletados inúmeros depoimentos orais de moradores das proximidades do Largo do Bodegão. Esses relatos fundamentam a origem da tradicional procissão de São Jorge, que remonta aos tempos em que o Matadouro estava em pleno funcionamento.
Segundo os depoimentos, a procissão teve início com boiadeiros católicos, vindos de Minas Gerais, que conduziam o gado destinado ao abate no Matadouro. Na época, o transporte rodoviário e ferroviário não era utilizado para esse propósito, e os boiadeiros percorriam longas distâncias a cavalo. À medida que o gado, exausto após a jornada, chegava praticamente exaurido a Santa Cruz, era imperativo que houvesse áreas de descanso com pastagens extensas, permitindo que os animais se revitalizassem antes do abate.
Essa prática levou à necessidade de os vaqueiros permanecerem em Santa Cruz, proporcionando o contexto inicial para a formação da Festa de São Jorge no Largo do Bodegão. A festividade não apenas reflete a tradição e devoção religiosa, mas também testemunha a rica interseção entre as atividades do Matadouro, a peregrinação dos boiadeiros e a celebração festiva que se tornaria parte integrante da cultura local.
Durante as comemorações, também são realizados shows diversos, com barraquinhas e parques de diversões para o lazer dos moradores. Ambos organizados pela Capela de São Jorge junto à Irmandade de São Jorge, e patrocinados por doações de seus devotos da região.
Sendo um marco na história santa-cruzense por sua grandiosidade ao atrair pessoas de toda a cidade e movimentar a economia local, a Festa de São Jorge vai além do cunho religioso e já faz parte do imaginário e da memória ao representar a comunidade, que se reúne pelas ruas vestindo vermelho e branco, as cores do santo, para festejar esse dia.
Devido a essa importância, a Festa de São Jorge ali realizada foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial pela Lei Estadual n˚8494/2019.
Conheça mais:
Entrevista com Jorge Babu - Projeto Motirô | Museu da Pessoa
REFERÊNCIAS
O QUARTEIRÃO. Consulta ao Acervo NOPH. Rio de Janeiro.
SOUZA, Sinvaldo do Nascimento. O Largo do Bodegão e a tradicional festa de São Jorge. Rioeduca Ideias, abr. 2011. Disponível em: http://rioeducaideias.blogspot.com/2011/04/o-largo-do-bodegao-e-tradicional-festa.html?m=. Acesso em: 9 ago. 2023.
RIO DE JANEIRO (Estado). Lei nº 8494, de 30 de agosto de 2019. Declara patrimônio cultural de natureza imaterial a festa de São Jorge, localizada no Largo do Bodegão, no bairro de Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 30 ago. 2019. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/f25edae7e64db53b032564fe005262ef/2caac3e5b54e2ee98325846a00603b1a?OpenDocument&Highlight=0,479%2F2019.
0 comments
Sign in or create a free account