Moinhos de pedra movidos por tração humana

3001 BCEView on timeline

Com o passar dos séculos, as gerações foram aprimorando suas tecnologias e ferramentas, a moagem dos grãos passou a ser feita por moinhos de pedra, movidos por tração humana, uma pedra maior e outra menor, uma em cima da outra e os grãos sendo adicionados aos poucos por cima e a moenda sendo girada principalmente pelas mulheres, que só se libertaram dessa tarefa árdua quando a evolução chegou e substituiu a força dos braços pela água, através dos moinhos movidos a água de córregos ou rios, até mesmo de aquedutos criados com esse fim, isso em Roma, Grécia. Tecnologia que logo chegou ao Egito, esse já produzia farinha de trigo bem fina, através de grandes moendas de traça humana e várias etapas de peneiras, pois os nobres e faraós consumiam o que havia de melhor na época, inclusive com gigantescas padarias reais. 

Outras regiões do mundo utilizavam o pilão e o almofariz, feitos geralmente de madeira, onde duas pessoas pilavam juntas os grãos para consumo diário e familiar.

Após a moagem dos grãos independente da técnica, eles eram usados para produzir uma variedade de produtos de acordo com a região e época. Não sabemos muito bem quem foi o primeiro a pensar ou se foi acidentalmente que cozinhou esses grãos, ou misturou com água, e depois fez virar um mingau, mas o que sabemos é que a humanidade sempre se adaptou e aprendeu com seus acidentes, ou descuidos, como por exemplo, acho que alguém esqueceu o mingau que não era cozido próximo a fogueira e quando voltou viu que mudou, e gostou, além de ser mais saboroso, deveria ser melhor digerido e sustentar mais tempo. 

Creio que também foi por “acidente” que se fez o primeiro pão levedado (fermentado), que trouxe leveza e fofura a massa, penso que esqueceram uma parte da massa sem assar e ficou de um dia para outro ali em cima de alguma mesa, sendo encontrada o dobro da que foi para o forno, não sabiam como, mas entenderam que precisavam sempre deixar uma parte dessa massa dormida para juntar com a outra para ter um pão melhor, isso já bastava. Até porque quem não queria um pão macio ao invés de um tijolo. 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 18/03/2024

Updated in 20/03/2024

All events in the topic O Pão no Mundo:


7001 BCEMoagem de pão na pedra
4501 BCEProdução de pão no Antigo Egito
4001 BCEInvenção do fermento - Egito
3501 BCEMoinhos de água - Hebreus
28 BCEPão e Circo - Roma
100Pão como corpo de Cristo
1333Lenda padroeira dos padeiros
1350Lenda a padeira
1500Lenda dos padeiros heróis
1600Broa de milho
1768Debret e o moinho de trigo
1890Criação do pão de sal
16/10/2000Dia mundial do pão - 16/10
2014Lavash - Armênia
2016Flatbread - Arjebaijão
2020Fitra - Malta
4501 BCEFaraós e padarias enterrados
1600Palhaços e o trigo
2010Gingerbread- Croácia