Lavash - Armênia
Lavash é um pão fino tradicional que faz parte integrante da culinária armênia. A sua preparação é tipicamente realizada por um pequeno grupo de mulheres, e requer grande esforço, coordenação, experiência e habilidades especiais.
Uma massa simples feita de farinha de trigo e água é amassada e moldada em bolas, que são então enroladas em camadas finas e esticadas sobre uma almofada oval especial que é então batida contra a parede de um tradicional forno cônico de barro. Depois de trinta segundos a um minuto, o pão assado é retirado da parede do forno.
Lavash é comumente servido enrolado em queijos, verduras ou carnes locais e pode ser preservado por até seis meses. Desempenha um papel ritual nos casamentos, onde é colocado nos ombros dos noivos para trazer fertilidade e prosperidade.
O trabalho em grupo na panificação fortalece os laços familiares, comunitários e sociais. As meninas geralmente atuam como auxiliares no processo, tornando-se gradualmente mais envolvidas à medida que ganham experiência. Os homens também estão envolvidos nas práticas de fabricação de almofadas e construção de fornos, e transmitem suas habilidades a alunos e aprendizes como uma etapa necessária para preservar a vitalidade e a viabilidade da fabricação de lavash.
O lavash é um pão tradicional da cozinha armênia. A sua preparação exige grande esforço, coordenação e habilidades especiais e fortalece a família, a comunidade e os laços sociais. As mulheres trabalham em grupos para assar o lavash, que é comumente servido enrolado em torno de queijos locais, verduras e carnes, e pode ser preservado por até seis meses. O pão desempenha um papel ritual em casamentos, onde é colocado sobre os ombros dos noivos para trazer fertilidade e prosperidade. Os homens também estão envolvidos através de fabricação de ferramentas e construção de fornos.
É um pão feito com farinha de trigo, sem levedura, o que permite obter uma apa bem fina. Estas apas ficam secas em pouco tempo e podem ser armazenadas durante vários meses; para as consumir, basta salpicar com água, envolver num pano de cozinha e em meia hora, o lavash está pronto para ser usado; pode então ser aquecido para acompanhar uma refeição, ou recheado.
Lavash, o pão árabe comido no sul do Cáucaso e na Ásia Ocidental, aparece na lista da UNESCO duas vezes: uma por seu papel de destaque na culinária armênia e outra como parte da cultura do Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, Quirguistão e Turquia. Lavash geralmente é pão asmo (ou ázimo): uma massa de farinha de trigo e água, amassada e boleada, enrolada em camadas finas, esticada em uma superfície retangular e cozida nas paredes de um forno de barro (como um tandur) por 30-60 segundos.
Tradicionalmente, depois de estendidos, os lavash são ajustados às paredes do forno onde vão cozer; na Arménia, este forno é chamado “tonir”, no Irão, “tanur” e “tanduri” na Turquia. Uma questão cultural importante é que este pão é usado também nas cerimônias eucarísticas da Igreja Apostólica Arménia.
0 comments
Sign in or create a free account