Reconhecimento da baguete francesa

2022View on timeline

A baguete é o tipo de pão mais apreciado e consumido na França durante todo o ano. O processo de produção tradicional envolve pesar e misturar os ingredientes, amassar, fermentar, dividir, relaxar, moldar manualmente, segunda fermentação, marcar a massa com cortes rasos (assinatura do padeiro) e assar. 

Ao contrário de outros pães, a baguete é feita com apenas quatro ingredientes (farinha, água, sal e fermento e/ou fermento) dos quais cada padeiro obtém um produto único. As baguetes requerem conhecimentos e técnicas específicas: são assadas ao longo do dia em pequenas fornadas e os resultados variam consoante a temperatura e a umidade. 

Também geram modos de consumo e práticas sociais que os diferenciam de outros tipos de pão, como visitas diárias a padarias para comprar os pães e expositores específicos para combinar com seu formato alongado. 

Sua crosta crocante e textura mastigável resultam em uma experiência sensorial específica. A baguete é consumida em diversos contextos, inclusive durante as refeições em família, em restaurantes, cantinas de trabalho e escolares. 

O processo de produção é transmitido principalmente por meio de treinamento em trabalho, combinando cursos escolares com experiência de trabalho em uma padaria. Este aprendizado permite que os futuros padeiros adquiram o conhecimento necessário dos ingredientes, ferramentas e processo. 

O processo de produção é transmitido principalmente por meio de treinamento em trabalho, combinando cursos escolares com experiência de trabalho em uma padaria. Este aprendizado permite que os futuros padeiros adquiram o conhecimento necessário dos ingredientes, ferramentas e processo. 

O processo de produção é transmitido principalmente por meio de treinamento em trabalho, combinando cursos escolares com experiência de trabalho em uma padaria. Este aprendizado permite que os futuros padeiros adquiram o conhecimento necessário dos ingredientes, ferramentas e processo. O processo de produção é transmitido principalmente por meio de treinamento em trabalho, combinando cursos escolares com experiência de trabalho em uma padaria. 

Este aprendizado permite que os futuros padeiros adquiram o conhecimento necessário dos ingredientes, ferramentas e processo.

Coline Carmignac, 2018 
Christophe Dellière/EPI, 2001 
Claire Verriel, 2020 
Fabrice Veigas, Ilan Waiche/EPI, 2005 

https://ich.unesco.org/en/RL/artisanal-know-how-and-culture-of-baguette-bread-01883 

https://ich.unesco.org/en/decisions/17.COM/7.B.8 

https://youtu.be/TH6LPWREG7I 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 18/03/2024

Updated in 25/03/2024

All events in the topic O Pão no Mundo:


7001 BCEMoagem de pão na pedra
4501 BCEProdução de pão no Antigo Egito
4001 BCEInvenção do fermento - Egito
3501 BCEMoinhos de água - Hebreus
28 BCEPão e Circo - Roma
100Pão como corpo de Cristo
1333Lenda padroeira dos padeiros
1350Lenda a padeira
1500Lenda dos padeiros heróis
1600Broa de milho
1768Debret e o moinho de trigo
1890Criação do pão de sal
16/10/2000Dia mundial do pão - 16/10
2014Lavash - Armênia
2016Flatbread - Arjebaijão
2020Fitra - Malta
4501 BCEFaraós e padarias enterrados
1600Palhaços e o trigo
2010Gingerbread- Croácia