Fitra - Malta
Ftira, arte culinária e cultura do pão de fermento achatado em Malta, é uma parte fundamental da herança cultural dos habitantes do arquipélago maltês. A Ftira apresenta crosta espessa e textura interna leve, caracterizada por orifícios grandes e irregulares (migalha aberta). É mais plano do que outros pães malteses e tem uma temperatura de cozimento mais alta.
O pão ao meio é recheado com ingredientes de tipo mediterrâneo, como azeite e tomate, atum, alcaparras e azeitonas. Variantes sazonais e reviravoltas inventivas também podem ser adicionadas. Com um nome derivado do árabe (fatir, que significa pão sem fermento), a cultura ftira reflete a continuidade do intercâmbio intercultural na história de Malta.
Embora outros tipos de pão maltês possam ser feitos com um processo mecanizado, ainda são necessários padeiros qualificados para moldar a ftira à mão. Na padaria, os aprendizes aprendem vendo e fazendo, e vários programas de treinamento também existem. As habilidades de escolher ingredientes compatíveis e rechear ftira são transmitidas informalmente nas casas, bem como por outros canais, como mídias sociais e blogs de culinária.
Comer ftira como um lanche recheado ou aperitivo promove uma identidade compartilhada em Malta, aproximando as pessoas. Uma grande variedade de pessoas, incluindo grupos marginalizados, pode ingressar na profissão de panificação como aprendizes, e os Dias de Ftira nas escolas ajudam a informar os alunos sobre alimentação saudável.
0 comments
Sign in or create a free account