Contratação de Tommaso G. Bezzi
Em 1882, o engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi foi contratado pela Comissão Central para elaborar o projeto da planta de um Edifício-Monumento.
Bezzi nasceu em Turim, Itália, em 1844. Durante uma viagem para a América do Sul, desenvolveu diversos projetos de residências, prédios e linhas telegráficas no contexto de modernização da Argentina.
Fixou-se no Brasil na década de 1870, onde trabalhou em alguns projetos e passou a frequentar a Corte no Rio de Janeiro. Casou-se com Francisca Nogueira da Gama Carneiro de Bellens, neta do mordomo do Paço Imperial.
Segundo o próprio Bezzi, sua indicação para o projeto do Ipiranga teria sido feita pelo superintendente de obras públicas da Província de São Paulo, Ignacio da Gama Cochrane. Porém, há quem diga que ele tenha sido indicado pela Corte, pois já era bem relacionado com algumas figuras do cenário político da época, além de sua amizade pessoal com D. Pedro II.
A escolha do engenheiro provocou polêmica na imprensa paulista, que criticava a escolha do italiano e não de algum brasileiro com igual competência.
Após a escolha de Bezzi, em 10 de outubro de 1882 foi colocada a primeira pedra do monumento durante uma solenidade. Em 17 de novembro, o projeto do engenheiro foi entregue para a Comissão Provincial do Monumento do Ipiranga em São Paulo.
0 comments
Sign in or create a free account