Abertura do Museu Paulista
No início de 1890, o Governo Provisório do novo regime republicano incentivou o uso do Monumento de Ipiranga para uma destinação “útil”.
Após a possibilidade de abrigar uma escola pública ser descartada, em 1892 decidiu-se transferir o Museu do Estado, criado em 1890, para o Edifício-Monumento.
Em 1893, instituiu-se o Museu Paulista, e o zoólogo de origem alemã Hermann von Ihering foi convocado para organizá-lo, com o objetivo de servir como um museu de História Natural, de caráter científico.
Entre os itens que integrariam essa nova instituição estavam os que pertenciam ao extinto Museu Provincial da Associação Auxiliadora do Progresso da Província de São Paulo, fundado em 1877, e das coleções Sertório e Pessanha, que tinham sido adquiridas previamente pelo conselheiro Mayrink para compor o acervo do Museu do Estado.
Inaugurado em 7 de setembro de 1895, o Museu abriu as portas para o público com um acervo composto por peças etnográficas e arqueológicas, além de outros objetos de naturezas diversas, como itens históricos, zoológicos e botânicos.
O modelo seguido era o de museu enciclopédico, de caráter naturalista, típico das instituições museológicas do século 19. Com isso, transformou-se em centro documental e produtor de conhecimento científico.
Segundo relato do próprio von Ihering na Revista do Museu Paulista (v. 1, p. 20), uma disposição geral do Museu na época de sua abertura era a seguinte (sic) : “o andar térreo serve para a administração, laboratórios, officinas , bibliotheca e collecção de estudos; o primeiro andar é destinado às colecções expostas ao publico as quaes occupam 16 salas que hoje são abertas a última de uma, destinada aos insectos, a qual só mais tarde pode ficar prompta. ”
0 comments
Sign in or create a free account