Exposição "Às margens do Ipiranga: 1890-1990"
Entre os dias 6 de dezembro de 1990 e 28 de abril de 1991, o Museu abrigou a exposição “Às margens do Ipiranga: 1890-1990 – Exposição do Centenário do Edifício do Museu Paulista da USP”.
Pensada para comemorar os cem anos de sua abertura, a exposição reuniu objetos, fotografias antigas, manuscritos, desenhos, pinturas e imagens comparativas produzidas entre 1890 e 1990 para contar a trajetória da instituição.
A exposição foi um marco por apresentar ao público uma documentação inédita doada pela família do arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi.
O Fundo Bezzi contém documentação sobre os materiais construtivos, plantas e fotografias da construção. A exposição foi um ponto de partida para que novos estudos sobre o edifício pudessem ser realizados. A década de 1990 foi muito importante nesse sentido.
A criação do Arquivo Institucional do Museu Paulista, financiado pela FAPESP, foi um fator que contribuiu para dar mais visibilidade à trajetória do edifício e do Museu. Relatórios, cartas, inventários, livros de tombo e fotografias foram organizados - isso possibilitou inúmeras pesquisas sobre esses dois temas.
Referência:
Às margens do Ipiranga: 1890-1990. São Paulo. Museu Paulista - USP, 1990 (Catálogo da exposição).
0 comments
Sign in or create a free account