Restauro da Casa do Grito
A Casa do Grito é um exemplar de arquitetura colonial localizado no interior do Parque da Independência. Seu nome foi inspirado pelo quadro Independência ou morte, de Pedro Américo.
Ao fundo da pintura, está retratada uma casinha simples. Ao longo das décadas, o imóvel passou por diversas modificações e reformas até apresentar o aspecto atual.
O documento mais antigo referente à casa é datado de 1844. Pertenceu a diferentes proprietários e foi adquirida em 1911 pela família Tavares de Oliveira, que permaneceu lá até a sua desapropriação pela prefeitura em 1936.
Ficou semiabandonada até 1955, quando uma campanha realizada pela Sociedade Geográfica Brasileira e pelo jornal A Gazeta atribuiu caráter histórico à construção, a partir da constatação de que era feita de pau-a-pique.
Provavelmente por conta das comemorações do Quarto Centenário de São Paulo, lançou-se a ideia de recuperá-la para visitação pública.
Nas obras de restauro foram incluídas uma janela falsa e diversas outras características para que a casa ficasse o mais fiel possível à representação de Pedro Américo. A partir de então, passou a ser denominada Casa do Grito.
A Prefeitura de São Paulo disponibilizou os arquivos arquitetônicos mais recentes da Casa do Grito, que podem ser consultados nos formatos pdf e dwg.
Atualmente, a Casa faz parte do Museu da Cidade de São Paulo, formado por 13 edificações históricas distribuídas em diferentes regiões do município.
Link interno:
0 comments
Sign in or create a free account