Darwin - A Origem das Espécies
Resumo
Charles Darwin publicou A Origem das Espécies, a base da biologia evolutiva, trazendo importantes temas como seleção natural e comum ancestralidade.
Sugestão para o professor
Ouvir Vinte mil Léguas, podcast que estabelece pontes entre o universo literário e científico, narrando a trajetória de cientistas do passado e as relações do seu pensamento com a ciência atual. A primeira temporada (2020, 12 episódios) trata do contexto social, cultural e científico de Charles Darwin, sua viagem no Beagle, sua estadia no Brasil e sua obra clássica, A Origem das Espécies. Episódios disponíveis em https://www.youtube.com/playlist?list=PLp58LVkmnGl2NDMmP2Adke51ydR0WCWiw ou https://www.livrariamegafauna.com.br/pra-ver-e-ouvir/podcasts/vinte-mil-leguas/
Sugestão de leitura
https://super.abril.com.br/cultura/a-origem-das-especies-2
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Em 1859, Charles Darwin publicou a obra que abalaria os alicerces não apenas da biologia, mas da humanidade como um todo! Em seu célebre livro “A Origem das Espécies”, o inglês apresentou ao mundo sua teoria evolutiva, defendendo que as espécies não eram imutáveis, mas acumulavam mudanças a partir de um Ancestral Comum, tendo a Seleção Natural como principal mecanismo causador dessas modificações. Graças a esse processo, indivíduos com determinadas características possuiriam mais vantagens de sobrevivência e reprodução em relação a outros num dado ambiente em um dado tempo. Com isso, nessas populações, essas características passariam a ser mais frequentes nas gerações seguintes, acumulando, assim, diferenças em relação ao ancestral comum. Como exemplo desses atributos, podemos pensar em aves com penas mais vistosas ou cantos mais elaborados para atração de parceiros reprodutivos; ou felinos com uma musculatura mais forte e resistente que propiciasse uma maior velocidade na fuga de predadores ou captura de presas. Darwin trouxe em seu livro diversas evidências que corroboravam sua teoria a partir de suas observações em relação a animais domésticos e silvestres, sobretudo aquelas acumuladas ao longo de sua histórica viagem a bordo do navio Beagle, quando percorreu diferentes continentes, incluindo países da América do Sul, como o Brasil.
Apesar de um marco científico, a linguagem da obra era também acessível ao público leigo, sem muitos gráficos ou tabelas. Não por acaso, teve sua primeira edição esgotada logo no dia do lançamento. O livro caiu como uma bomba no colo da sociedade! A ideia de que as espécies não teriam surgido (sido “criadas”) como são foi de encontro ao criacionismo cristão predominante da época. Ficava difícil conciliar a interpretação literal da bíblia com as evidências naturais apontadas por Darwin. Como encaixar o Jardim do Éden nessa nova teoria? Como era de se esperar, a aceitação das obras de Darwin não foi unânime, incluindo grande perseguição religiosa e midiática. Na verdade, sua obra não é unânime ainda nos dias de hoje. Nos Estados Unidos, por exemplo, algumas escolas conservadoras ainda relutam em lecionar a teoria da evolução.
O mais interessante é que Darwin lançou suas ideias há quase dois séculos e até hoje elas representam uma bússola para diferentes áreas do conhecimento. Desde então, avançamos muito na descoberta, por exemplo, de fósseis e ferramentas genéticas. Na realidade, quando Darwin propôs sua teoria, ainda sequer cogitávamos a existência de moléculas de DNA. Ainda assim, cada uma dessas descobertas, de certa forma, corrobora e traz ainda mais luz às suas teorias darwinistas.
55 - Segunda edição do livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin.
Figura 56 - Diagrama em forma de árvore para ilustrar a evolução das espécies a partir de um ancestral comum: o livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin (1859).
Figura 57 - Charles Darwin
Referência
BROWNE, Janet. A origem das espécies de Darwin. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=s3LTDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=A+origem+das+esp%C3%A9cies&ots=YES465Roxh&sig=X3pYZNNVRo_5DtxmHkPBOLOnPkM#v=onepage&q=A%20origem%20das%20esp%C3%A9cies&f=false
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account