Mata Atlântica - um hotspot do planeta
Resumo
Enquadramento da Mata Atlântica como um Hotspot mundial devido ao critério para da alta riqueza biológica combinada a elevados riscos de extinção, geralmente causados pela pressão antrópica.
Sugestão para o professor
Sugestão de vídeo: O que é um Hotspot de diversidade? - https://www.youtube.com/watch?v=ff07sidMpLI
Sugestão de leitura
Pinto, L. P.; Hirota, M. M. 30 anos de Conservação do Hotspot de Biodiversidade da Mata Atlântica: desafios, avanços e um olhar para o futuro. São Paulo: Fundação SOS Mata Atlântica, 2022. https://cms.sosma.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Livro-30anos-SOS-mobile-1.pdf
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Mata Atlântica: um dos principais Hotspots do planeta!
Vocês já devem ter ouvido por aí que a nossa Mata Atlântica é considerada um dos principais Hotspots do planeta. Mas afinal, o que exatamente isso significa? Isso é bom, ou é ruim?
Em nome de um suposto progresso, o planeta vem atravessando uma de suas maiores crises de biodiversidade! Diversas espécies estão declinando ou até desaparecendo por completo do mapa – extinção em massa! Não é de hoje que cientistas e ambientalistas chamam atenção para o acelerado ritmo com que estamos reduzindo nossa biodiversidade. Alguns até se referem ao momento em que vivemos como a Era Antropocêntrica fazendo alusão ao recente impacto negativo que a humanidade vem causando no planeta.
Nesse contexto, no final da década de 1980, o inglês Norman Myers propôs 10 regiões do planeta onde investimentos em conservação deveriam ser considerados mais urgentes e, por isso, priorizados, sendo essas áreas batizadas de Hotspots – “pontos quentes” de biodiversidade. Entre os principais critérios para a seleção dessas regiões, está a alta riqueza biológica combinada a elevados riscos de extinção, geralmente causados pela pressão antrópica.
Desde então, o tema tem sido amplamente explorado e, atualmente, 35 regiões do planeta são consideradas Hotspots de diversidade. Para ser assim classificada, convencionou-se que uma área precisa atender, principalmente, a dois critérios básicos: 1) possuir pelo menos 1500 espécies de plantas vasculares endêmicas, ou seja, exclusivas dessa região; e 2) já ter perdido cerca de 75% de sua vegetação original.
Assim, o enquadramento da nossa Mata Atlântica como um Hotspot mundial deve ser encarado por nós como um misto de sentimentos: se, por um lado, nos enche de orgulho o fato de ser essa uma das áreas mais biodiversas do planeta, por outro, porém, deveríamos nos envergonhar por já termos destruído a maior parte de sua vegetação original.
Referências
Myers, N. Threatened biotas: "Hot spots" in tropical forests. Environmentalist 8, 187–208 (1988). https://doi.org/10.1007/BF02240252
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account