Criação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

1939View on timeline

Resumo

De incomparável beleza cênica e imensurável importância para ciência e conservação de diversas espécies da fauna e flora, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi oficializado em 1939.

Sugestão para o professor

Sugestão de vídeo

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos: https://www.youtube.com/watch?v=wBPBdzN43-Q

Sugestão de leitura

ICMBio – Parque Nacional da Serra dos Órgãos - https://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/ 

Detalhamento da linha do tempo do estudante

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Com o intuito de proteger as cabeceiras dos rios e as paisagens de extrema beleza cênica na Serra do Mar, como o Dedo de Deus e a Pedra Azul, foi criado o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), por meio do decreto Nº1.822 de 30 de novembro de 1939. O parque se estende por 20.024 ha, abrangendo os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro, região essa, de domínio inteiramente da Mata Atlântica. A vegetação predominante é a Floresta Ombrófila Densa (submontana, montana e altomontana), apresentando também área de campo de altitude.

São conhecidas mais de 2800 espécies vegetais, com destaque para cerca 350 de orquídeas e 100 de bromélias. Em relação à fauna, já foram registradas mais de 500 espécies de invertebrados, 102 espécies de anfíbios, 81 espécies de répteis, 462 espécies de aves e 105 de mamíferos. Cento e vinte dessas espécies são ameaçadas de extinção, entre elas o maior primata das Américas, o muriqui (Brachyteles arachnoides).

O atrativo turístico de maior destaque do Parnaso é a escalada do Dedo de Deus e da Agulha do Diabo. Para os menos radicais, o parque oferece 200 km de trilhas para caminhadas, travessias e cachoeiras de águas cristalinas.

Figura 83 - Pico Dedo de Deus, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Fonte:  https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56773622. Foto de Josue Marinho.  

Figura 84 - Pico Agulha do Diabo, Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Fonte: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6621978 . Foto de Leonardo Pallota.  

Referências

ICMBio. Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/ 

PEREIRA, M. F. M.; RIBEIRO, G. P. Mapeamento digital de zona urbana em Teresópolis (RJ), adjacente ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), a partir de imagens IKONOS II. II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Recife - PE, 8-11 de setembro de 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Gilberto-Pessanha-Ribeiro/publication/268184536_MAPEAMENTO_DIGITAL_DE_ZONA_URBANA_EM_TERESOPOLIS_RJ_ADJACENTE_AO_PARQUE_NACIONAL_DA_SERRA_DOS_ORGAOS_PARNASO_A_PARTIR_DE_IMAGENS_IKONOS_II/links/54a803cb0cf267bdb90b2ecd/MAPEAMENTO-DIGITAL-DE-ZONA-URBANA-EM-TERESOPOLIS-RJ-ADJACENTE-AO-PARQUE-NACIONAL-DA-SERRA-DOS-ORGAOS-PARNASO-A-PARTIR-DE-IMAGENS-IKONOS-II.pdf 

Conexão

Boom do café no Paraná

 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 17/07/2023

Updated in 26/07/2023

All events in the topic Biologia:


04/04/1832Darwin e a Mata Atlântica
1920Ciclo do Cacau