Surgimento do conceito de biodiversidade
Resumo
Surgimento do conceito de "biodiversidade" durante a realização do National Forum on Biodiversity (Fórum Nacional sobre Biodiversidade), realizado em Washington (EUA).
Sugestão para o professor
O Professor pode promover uma discussão sobre o que são espécies endêmicas e hotspots.
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Biodiversidade
A partir desse Fórum essa palavra passou a ser utilizada para se referir à diversidade genética existente: nos e entre os seres individualmente tomados, nas e entre as espécies, nos e entre os ecossistemas. A Mata Atlântica é considerada um dos 34 hotspots mundiais.
O termo “Biodiversidade” representa a contração da “Diversidade Biológica”. Ou seja, refere-se à diversidade de todas as formas de vida do planeta, como animais, plantas, fungos e bactérias. Apesar da ideia ser antiga, o termo foi apresentado ao mundo apenas em 1986 no “Fórum Nacional sobre a Biodiversidade”, realizado em Washington, nos Estados Unidos. Nele estiveram presentes expoentes de diversas áreas do conhecimento, como, biólogos, agrônomos, economistas e filósofos, além de representantes de agências de fomento e ONGs. Na ocasião, o fórum foi amplamente divulgado pela imprensa, tendo suas palestras e painéis sido acompanhados por centenas de pessoas. Entre os temas centrais do evento, destacaram-se as aceleradas perdas de hábitat e extinções de espécies.
Rapidamente, esse conceito ultrapassou os limites meramente acadêmicos para se tornar uma ferramenta de embasamento político e social para a conservação da natureza. Atualmente, a Mata Atlântica é considerada um dos 34 hotspots mundiais, ou seja, ela é uma das principais regiões em biodiversidade do mundo. Essas regiões são especialmente ricas em espécies endêmicas (bichos e plantas que só existem nelas), e que apresentam alto grau de ameaça, sendo, por isso, consideradas prioritárias para programas de conservação.
Referências
FRANCO, José Luiz de Andrade. O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conservação: da preservação da wilderness à conservação da biodiversidade. História, vol. 32, n⁰. 2, p. 21-48, jul./dez. 2013.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account