Expansão da Economia Cafeeira
Resumo
Expansão da economia cafeeira no interior de São Paulo
Detalhamento da linha do tempo do estudante
O café teve sua primeira fase de produção na região do Vale do Paraíba. Porém, devido ao desmatamento, queimadas e técnicas inadequadas de produção, os solos da região se esgotaram, com a decorrente diminuição da produtividade. Como a demanda internacional pelo café continuava alta, iniciou-se no Brasil uma expansão contínua das áreas de cultivo que acompanham o vale do rio Paraíba do Sul, atingindo o interior de São Paulo e o sul de Minas Gerais.
Dessa forma, na segunda metade do século XIX o cultivo do café chega à área da depressão periférica paulista, na região de Campinas e Limeira, espraiando-se, também, pelas terras da serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Posteriormente, por volta de 1880, a expansão da fronteira agrícola do café atinge a região de Ribeirão Preto, onde encontra o solo de terra roxa (solo muito fértil), relevo menos acidentado e grandes extensões de terras ainda não exploradas.
No Espírito Santo, onde a produção também iniciou-se no século XIX, o café fixou-se primeiramente no sul, na região dos rios Itapemirim e Itabapoana, atingindo os arredores de Vitória no final do XIX. Esse grande movimento de apropriação produtiva de terras até então inexploradas economicamente gerou um intenso processo de reorganização do território brasileiro, com o desmatamento de imensas áreas florestais, a construção de ferrovias e o surgimento de diversas cidades.
Na primeira metade do século XX esse movimento expansivo, conhecido como a "marcha do café" ou a movimentação das "frentes pioneiras", continuou ativo pelo interior de São Paulo, atingindo os limites ecológicos de adaptação do café ao chegar no norte e oeste do Paraná, na região de Londrina, Maringá e Pato Branco, e no sul do Mato Grosso do Sul.
Figura 58 - Regiões cafeeiras nos séculos XVIII e XIX
Referências
FRANÇA, Ary. A marcha do café e as frentes pioneiras. Rio de Janeiro: CNG/UGI, 1960.
MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec/Polis, 1984.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account