Publicação do Mapa de Vegetação do Brasil - IBGE
Resumo
Publicação do Mapa de Vegetação do Brasil (IBGE, 1988), com a divisão do Brasil em grandes fisionomias vegetais, classificadas segundo terminologia internacional.
Detalhamento da linha do tempo do estudante
A partir dos dados extraídos dos mapeamentos realizados pelo Projeto Radambrasil, Henrique Pimenta Veloso e colaboradores elaboraram uma mapa mais preciso da vegetação do Brasil, estabelecendo, por exemplo, uma separação mais clara e refinada entre os diferentes tipos de floresta (ombrófila, estacional, mista) ou os diferentes tipos de campo (savana, estepe). Nessa classificação vegetal, eles utilizaram categorias universais como "floresta ombrófila densa" ou "floresta estacional semidecidual" ao invés de conceitos regionais como "Mata Atlântica" ou "Cerrado", na tentativa de estabelecer aproximações e medidas de comparação com outros ecossistemas mundiais. Com o avanço das pesquisas e o rápido desenvolvimento tecnológico, a classificação das divisões regionais dos tipos de vegetação foi gradativamente refinada desde a elaboração do mapa de 1988.
Entretanto, pode-se considerar que o mapa de 1988 serviu de base para as versões mais recentes produzidas depois.
Figura 102- Mapa
Referências
CASTRO, Leonardo Costa de. Da biogeografia à biodiversidade: políticas e representações da Mata Atlântica. Tese de Doutorado em Antropologia Social, 202 p. UFRJ/Museu Nacional, 2003.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account