Agravamento de desastres ambientais
Resumo
Atualmente a Mata Atlântica é o segundo ecossistema mais ameaçado de extinção do mundo, perdendo apenas para as quase extintas florestas da ilha de Madagascar na costa da África.
Sugestão para o professor
A página a seguir possui uma sugestão de atividade interessante que pode ser desenvolvida na escola. https://educacao.cemaden.gov.br/jornada/nossa-escola-e-vulneravel/
Também é possível que o professor organize com a turma um trabalho de pesquisa e comparação entre antes e depois do local em que a escola está: como era a paisagem há anos atrás e como ocorreu a modificação e qual o impacto social que isso trouxe.
Detalhamento da linha do tempo do estudante
É o segundo ecossistema mais ameaçado de extinção do mundo, perdendo apenas para as quase extintas florestas da ilha de Madagascar na costa da África.
Esse desmatamento excessivo somado às mudanças climáticas globais e locais agravam em larga escala os desastres ambientais gerando graves consequências socioambientais. O problema mais comum em áreas tropicais e com presença de remanescentes de mata atlântica é o movimento de massa que, por sua vez, se refere aos movimentos de descida de solos e rochas sob o efeito da gravidade, geralmente potencializado pela ação da água.
Segundo o CEMADEN, o Brasil é considerado muito suscetível aos movimentos de massa devido às condições climáticas marcadas por verões chuvosos. Nos centros urbanos têm tomado proporções catastróficas - cortes em talude, aterros, depósitos de lixo, modificações na drenagem, desmatamentos, entre outras, têm aumentado a vulnerabilidade das encostas. Essa condição é agravada, principalmente, quando ocorrem ocupações irregulares, sem a infraestrutura adequada, em áreas de relevo íngreme.
Somando a questão climática também ressalta-se o elevado número de crimes ligados à biopirataria em florestas tropicais. Segundo o IBAMA, a Mata Atlântica abriga hoje 383 dos 633 animais ameaçados de extinção no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Referências
GUERRA, A. Geomorfologia Ambiental: exemplos de desastres naturais: Petrópolis, 2022.
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEM/MCTI. Ministério da Ciência, tecnologias e inovações. Disponível em: https://www.gov.br/cemaden/pt-br
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account