A geomorfologia e os solos da Mata Atlântica
Resumo
A Geologia e a geomorfologia que abrangem as áreas de Mata Atlântica favorecem a composição estrutural da crosta - rochas e minerais como nas formas da superfície, mantendo necessariamente uma relação com a altitude, declividade e clima.
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Estendendo-se em uma grande área que vai desde o rio Trairi, no sul do Rio Grande do Norte, até as serras de Tapes e Herval, no Rio Grande do Sul, a Mata Atlântica, em sua notável diversidade florística, recobre um relevo muito diversificado. Realmente, pode-se até indicar que essa variação fisionômica com que se apresenta a Mata Atlântica está relacionada às diferenças da composição dos solos, climas e formas de relevo que servem de suporte à floresta.
Segundo Ross et. ali. (2022), o domínio fitoclimático da Mata Atlântica está presente em três tipos de unidades morfoestruturais: o Cinturão Orogênico do Atlântico, a Bacia Sedimentar do Paraná e as Bacias Costeiras, que apresentam, em suas formas, relevos bastante variados, desde serras, como as da Mantiqueira, do Caparaó, de Paranapiacaba e do Mar, planaltos, marcados pela presença de colinas e morros, e planícies, de origem marinha, fluvial ou com presença de mangues. Toda essa diversidade geomorfológica estrutura-se a partir de uma litologia complexa, na qual destaca-se a presença de gnaisses, arenitos, quartzitos e basaltos, que dão origem a diferentes tipos de latossolos e argissolos.
Glossário
Domínio Fitoclimático: classificação geográfica das paisagens naturais, com ênfase na vegetação, que engloba uma série de elementos, como clima, relevo, hidrografia e tipos de solos.
Unidades Morfoestruturais: do ponto de vista geológico, é a estrutura de origem mais antiga que serve de base para diferentes processos erosivos que desenham as atuais formas de relevo.
Litologia: diz respeito às características e composição das rochas que formam os solos Latossolo: solos muito permeáveis formados a partir da desintegração das rochas originárias.
Argissolo: solos com drenagem mais moderada, com baixa presença de matéria orgânica e presença de argila.
Referência
ROSS, J. L. S.; CUNICO, C.; LOHMANN, M.; DEL PRETTE, M. E. (orgs.). Ordenamento territorial do Brasil: potencialidades naturais e vulnerabilidades sociais, Osasco/SP: Ed. dos Autores, 2022.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account