Característica dos solos da Mata Atlântica
Resumo
Publicação do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, onde inclusive, classificam e caracterizam os tipos de solos presentes em ecossistemas, como a Mata Atlântica.
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Em 1997 foi publicado o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária) sendo, posteriormente, atualizado em 2011. É um sistema taxonômico de solos que possui a finalidade de classificar todos os solos existentes no Brasil. Inclusive, é neste documento que classificam e caracterizam os tipos de solos presentes em ecossistemas como a Mata Atlântica. Assim, é classificada em: Latossolo Amarelo álico, Latossolo Vermelho-Amarelo, Podzólico distrófico, Podzólico Vermelho-Amarelo distrófico, Podzólico Vermelho-Escuro eutrófico, Cambissolo distrófico e Cambissolo Gleico distrófico, Glei Pouco Húmico distrófico e eutrófico. Na mata atlântica os Latossolos são os predominantes e caracterizam-se por serem solos profundos, altamente intemperizados, ácidos, de baixa fertilidade natural e, em certos casos, com alta saturação por alumínio.
Nota sobre a Embrapa: A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é uma instituição pública de pesquisa e desenvolvimento vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Fundada em 1973, a Embrapa tem como objetivo principal promover inovação, tecnologia e conhecimento para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro.
Figura 106 - Mapa de distribuição geográfica dos solos do Brasil, 2011.
Referências
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. EMBRAPA, 2011. Disponível em: https://www.embrapa.br/solos/sibcs
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account