Realização da Rio + 20
Resumo
Vinte anos após a ECO-92, é novamente realizada na cidade do Rio de Janeiro outra rodada de conferência mundial de meio ambiente, agora denominada - Rio+20.
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
A Rio +20 é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu 20 anos depois da ECO-92, ou seja, em 2012 e teve como cidade-sede o Rio de Janeiro. Teve como objetivo principal renovar o compromisso dos países integrantes quanto ao desenvolvimento sustentável e a avaliação das evoluções e progressos feitos desde a Cúpula da Terra (ECO-92). O evento contou com mais de 180 países participantes, além da sociedade civil e ONGs.
Os dois principais temas da Conferência foram a "economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza" e a "estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável".
Algo diferente, em relação às outras conferências, foi percebido, pois empresários junto com a sociedade civil e governos estabeleceram cerca de 700 compromissos de ações concretas para as questões de energia sustentável, o que incluiu cerca de US $50 bilhões para esse quesito.
Durante a Conferência temáticas diversas foram abordadas tais como: produção e consumo sustentáveis; energia e transportes sustentáveis; segurança alimentar e educação; sustentabilidade e ciência; agricultura sustentável entre outros. Portanto, nota-se uma gama diversa de temas abordados e discutidos que até trazem pontos para melhorias e algumas metas a serem compridas para que os objetivos sejam atingidos. Porém, assim como o visto nas outras conferências sobre meio ambiente organizadas pela ONU, apesar das discussões e da relevância do que foi abordado, na prática pouco foi avançado ou acordado com estabelecimentos de metas claras e com possibilidades de sanções pelos que não cumprirem.
Dessa forma, fica claro que, mesmo a temática ambiental sendo um tema sensível à todos e que angarie a maior parte dos países do planeta para um reunião e debate global, as questões econômicas e sociais estão em um outro nível de interesse, onde estes se sobrepõem às problemáticas globais causadas pelos impactos ambientais. Portanto, o desenvolvimento sustentável, que é o grande mote dessas conferências, acaba ficando em segundo plano, já que os países de grande influência econômica não estão dispostos a fazerem mudanças em suas estruturas econômicas e nem mesmo mudar o panorama da desigualdade socioeconômica global.
Referências
Sobre a Rio +20. Rio + 20. Disponível em: http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20.html.
Além da Rio+20: Avançando rumo a um futuro sustentável. ONU Brasil. Publicado em: 29/08/2012. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/60392-al%C3%A9m-da-rio20-avan%C3%A7ando-rumo-um-futuro-sustent%C3%A1vel.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account